Arapiraca chega aos 100 anos como única cidade Tree Cities de Alagoas

Arapiraca foi reconhecida pela ONU por projetos de arborização urbana e celebra centenário com visita de deputados
arborização arapiraca
Arapiraca foi o 21º município do Brasil a receber selo da ONU por reconhecimento de ações para o meio ambiente. Foto: Prefeitura de Arapiraca

Esta sexta-feira (31) marca o início da Semana Mundial do Meio Ambiente, período que diversos órgãos desenvolvem ações e outras estratégias de conscientização para a necessidade de preservar o meio ambiente. Em Alagoas, a cidade de Arapiraca é a única reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo desenvolvimento de políticas públicas de arborização urbana.  

O selo Tree Cities, foi concedido a Arapiraca em março deste ano como forma de reconhecer as ações realizadas em prol do desenvolvimento urbano sustentável e pela preservação de vegetações nativas do bioma do Agreste alagoano, que é a Caatinga.

Arapiraca foi o 21º município do Brasil, o 1º município alagoano e o 4º da região Nordeste a receber a certificação, estando ao lado das capitais Fortaleza (CE), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

Entre as ações realizadas pelo município arapiraquense destacam-se o Arapiraca Verde, iniciado em 2021 junto ao Viveiro Municipal Fiscal José Raimundo, responsável pelo plantio direto de 25 mil árvores; o Arborômetro, ferramenta que contabiliza o saldo de  árvores plantas e suprimidas, e que atua como banco de dados para controle da diversidade de espécies; fitossanidade em árvores de logradouros e espaços públicos; e Programas de Educação Ambiental com escolas das redes pública e privada do município.

Segundo a prefeitura de Arapiraca, ainda este ano estão sendo planejados diversas atividades de âmbito sustentável, a exemplo do Programa Renasce, de recuperação de nascentes urbanas e suas respectivas matas ciliares e o Censo Arbóreo, para contabilizar todas as árvores em espaços públicos por diversidade de espécies.

- Publicidade -

Recentemente, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, junto ao Conselho Municipal de Meio Ambiente, nomeou a Área de Preservação Ambiental do Bairro Olho D’água dos Cazuzinhas como APA Jurema, espécie que compõe a flora da região em que o município arapiraquense está inserido.

Alagoas terá mês dedicado ao Meio Ambiente

O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) divulgou um calendário com diversas atividades que serão realizadas ao longo do mês de junho, em comemoração ao mês do Meio Ambiente.

Sob o tema “Nossa terra. Nosso Futuro. Somos a geração restauração”, proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2024, o IMA preparou uma série de atividades em Maceió e cidades do interior. Recuperação de áreas desmatadas, workshops, exposição e caravanas ambientais compõem a programação para o Passeio Ciclístico do IMA, no dia 30, e a entrega do Prêmio Ambientalista Afrânio Menezes para personalidades com trabalho dedicado à preservação ambiental, no dia 20.

Nesta segunda-feira, 3, para dar início às ações, as equipes do IMA estarão em Delmiro Gouveia, no Sertão de Alagoas, com a Caravana Ambiental, projeto que leva atividades lúdicas para crianças e jovens de escolas públicas e instituições. Na ocasião, o diretor-executivo do IMA, Ivens Leão, representa o órgão nas comemorações do Dia Nacional em Defesa do Rio São Francisco.

Arapiraca comemora 100 anos

Elevada à categoria de município em 30 de maio de 1924 pelo governador Fernandes Lima, Arapiraca deixou de ser povoado da cidade de Limoeiro de Anadia para hoje se tornar a segunda maior cidade de Alagoas.

Apesar do Projeto de Lei que criou a cidade ter sido publicado em Diário Oficial em maio, a emancipação política do município só é comemorada no dia 30 outubro. Há algumas versões para o fato, uma delas é de que os acessos à cidade no mês de maio estariam comprometidos devido ao período chuvoso e que o governador da época só conseguiu ir até a cidade em outubro.

Arapiraca
Arapiraca era um povoado de Limoeiro de Anadia e foi emancipado em maio de 1924. Foto: Divulgação

Arapiraca ficou conhecida como a terra das oportunidades, principalmente por sua economia ser fundamentada em pequenas propriedades, com destaque para produção de fumo, hortaliças, frutas e mandioca.

A fumicultura foi responsável pela consolidação de Arapiraca, em meados da década de 1980, como cidade polo regional, sendo considerada a de maior crescimento, desenvolvimento e importância do interior alagoano, fato intimamente relacionado ao grande potencial econômico da cultura fumageira.

Também nesta sexta-feira (31) uma sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) foi realizada no município para marcar o seu centenário.

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, destacou que Arapiraca tem se projetado economicamente, e o resultado dessa política é decorrente da harmonia entre os poderes e a boa relação entre o Executivo e as prefeituras.

“É uma honra estar em Arapiraca. A cidade tem uma importância fundamental para o desenvolvimento do Estado de Alagoas, tanto do ponto de vista do desenvolvimento econômico, como do ponto de vista humano. E nós queremos sempre que as pessoas alcancem a felicidade plena, alcancem o seu emprego, que tenham comida na mesa, que tenham oportunidade, que a gente tenha cada vez mais um ambiente institucional adequado para nós atrairmos novos investimentos, novas empresas, para termos capacidade de investimento, o que vai nos proporcionar ter um resultado ainda mais significativo e mais importante do que nós tivemos no ano de 2023″, disse o governador em discurso.

*Com informações Assessorias

Leia mais: Alagoas encerra o 1º quadrimestre de 2024 com superávit de R$ 1,7 bilhão

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -