Alagoas terá mais uma conexão com um país da América Latina a partir de julho, fortalecendo o destino entre países vizinhos e aquecendo a economia durante um período considerado de baixa temporada. Um voo ofertado pela Azul Linhas Aéreas sairá da capital uruguaia, Montevidéu, direto para o aeroporto Zumbi dos Palmares.
Segundo a Secretaria do Turismo de Alagoas (Setur), o voo é fruto de uma parceria com as operadoras sul-americanas HiperViajes e Abtour, que também realizaram a operação entre os aeroportos uruguaios e alagoanos na Semana Santa, retomando a rota que estava parada há 20 anos. O voo está previsto para chegar a Maceió no dia 29 de junho e retornar a Montevidéu no dia 6 de julho.
“Com apenas um voo conseguimos trazer 174 turistas, ocupar a rede hoteleira, movimentar os pequenos negócios, aquecer a economia com a compra de artesanato, aumentar o fluxo em bares e restaurantes, além de consolidar Alagoas como um destino com capacidade e infraestrutura para o mercado internacional. É, de fato, uma cadeia produtiva que impacta vidas e promove desenvolvimento”, destacou a secretária do Turismo, Bárbara Braga.
Além da Azul, a Gol já tinha anunciado a retomada de voos extras vindos de Buenos Aires para a capital alagoana. Segundo a companhia, os voos diretos acontecerão nos fins de semana, com previsão de dois a cada semana.
A argentina é considerada, pela Setur, como um dos principais mercados emissores de turistas internacionais no estado.
Nos meses de janeiro e fevereiro, o aeroporto de Maceió registrou mais de três mil embarques e desembarques, sendo que a maior parte dessas pessoas são estrangeiros, cerca de 71% oriundos da América do Sul. A Argentina figura como o país com maior número de turistas. Outros 28% têm nacionalidade europeia, e a origem mais frequente dos visitantes europeus é Portugal.
Ampliação, sala VIP e Heineken em Maceió
Administrado pela espanhola Aena Brasil, o aeroporto internacional Zumbi dos Palmares foi ampliado em julho do ano passado, mas a maioria de seus voos ainda são domésticos.
A única rota consolidada que possui voos semanais é operada pela TAP e liga Maceió a Lisboa. As demais conexões com países da América Latina ocorrem de forma sazonal ou esporádica, como os voos para a Argentina e o Uruguai.
A Aena tem investido em melhorias e infraestrutura no aeroporto alagoano, para garantir mais conforto aos passageiros. No início de abril, foi inaugurada uma Sala VIP, espaço que oferece bebidas, comidas, wi-fi gratuito, banheiros individuais, sofás e mesas e salas de reunião.
Os espaços vêm ganhando popularidade em grandes terminais do país por oferecer serviços em parceria com operadoras de cartão de crédito, deixando menos cansativo o trânsito entre aeroportos.
A sala VIP de Maceió é administrada pela Advantage Lounge, que também opera o espaço no aeroporto de João Pessoa. O espaço em Alagoas possui 450 m² e pode ser acessado através dos programas Lounge Key e Priority Pass, ou ainda de forma avulsa para permanência por até três horas.
No início do ano, a cervejaria holandesa Heineken abriu sua primeira loja conceito do Nordeste, no aeroporto de Maceió. A Living HNK oferece uma experiência completa, incluindo serviços de bar e restaurante. Com investimento total de R$ 1,6 milhão, a Living HNK ocupa um espaço de 98,37 m² e tem 20 funcionários. A loja faz parte do Grupo FIT, responsável por mais de 60 operações em aeroportos brasileiros.
Além da marca própria, em versão chope ou cerveja, o ambiente oferta outras marcas, como Baden Baden, Eisenbahn, Lagunitas e Blue Moon. O cardápio assinado pelo chef executivo Dalton Rangel tem opções para todas as refeições.
Leia mais: Gol volta a ofertar voos extras de Buenos Aires para Maceió no mês de julho
NE voltará a ter voos diretos para EUA, Europa e África, mas rotas sumiram com a pandemia