terça-feira, 16/04/2024

Sem Carnaval, turismo tem queda em Pernambuco e Bahia. Ceará reage melhor

Na variação acumulada dos últimos 12 meses, o turismo de Pernambuco teve desempenho melhor e ficou em terceiro lugar, com alta de 57,2%, atrás somente da Bahia (65,6%) e do Rio Grande do Sul (59,4%)

Volume de atividades turísticas em Pernambuco teve o segundo pior resultado em fevereiro entre as 12 localidades pesquisadas: queda de 4,9% em fevereiro frente a janeiro, à frente apenas de Santa Catarina (-5,1%). No Brasil, a queda foi menos acentuada, de 1%. Ceará e Bahia, os outros dois estados nordestinos presentes no levantamento, tiveram alta de 1% e queda de 1%, respectivamente. Pernambuco e Bahia são estados que atraem bastante turistas no período devido ao carnaval, que não ocorreu mais uma vez este ano.

Na variação acumulada dos últimos 12 meses, Pernambuco teve desempenho melhor e ficou em terceiro lugar, com alta de 57,2%, atrás somente da Bahia (65,6%) e do Rio Grande do Sul (59,4%). O aumento no Brasil foi de 39%. Os números refletem o turismo interno, que se acentuou após a reabertura de diversas atividades no País.

- Publicidade -

Quando se compara fevereiro de 2022 com o mesmo período do ano anterior, quando a vacinação ainda estava em seu início, houve alta em todos os estados. Em Pernambuco, a alta foi de 16%, a oitava maior entre as 12 localidades consideradas pelo levantamento.

No país, o avanço foi superior, de 28,7%. No acumulado do ano, por sua vez, a alta de Pernambuco foi de 24,1%, também inferior à do Brasil (29%), à do Ceará (29,2%) e da Bahia (25,5%), deixando o estado também em oitavo lugar.

O índice de volume de atividades turísticas, faz parte da Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, divulgada nesta terça-feira (12) pelo IBGE.  

- Publicidade -

Serviços

Em geral, o volume de serviços em Pernambuco caiu 1,3% em fevereiro na comparação com o mês anterior. Esse é o sétimo pior resultado entre todos os estados do país, mas, ainda assim, o setor ficou 0,9% acima do nível de fevereiro de 2020, pré-pandemia.

O percentual também é mais desfavorável que a média nacional, que apresentou queda de 0,2%, próxima à estabilidade.

Leia também:

GeMar mapeará potencial marinho do Nordeste

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -