IBGE aponta alta de 1,1% nas vendas do varejo em fevereiro

As vendas do comércio varejista aumentaram 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro. O índice, calculado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), foi divulgado hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa a segunda alta consecutiva do indicador, que subiu 2,1% em janeiro. A PMC revela ainda um aumento […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

As vendas do comércio varejista aumentaram 1,1% em fevereiro deste ano, na comparação com janeiro. O índice, calculado pela Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), foi divulgado hoje (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e representa a segunda alta consecutiva do indicador, que subiu 2,1% em janeiro.

Aumento reflete recuperação da fase crítica da pandemia – Foto: Paulo Whitaker/Reuters

A PMC revela ainda um aumento de 1,3% na comparação com fevereiro de 2021 e de 1,7% no acumulado de 12 meses. No primeiro bimestre deste ano, porém, houve variação de -0,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

- Publicidade -

Seis das oito atividades do varejo analisadas pelo IBGE entre janeiro e fevereiro tiveram avanço: livros, jornais, revistas e papelaria (42,8%), combustíveis e lubrificantes (5,3%), móveis e eletrodomésticos (2,3%), tecidos, vestuário e calçados (2,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,6%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%).

Só os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria registraram queda (-5,6%), enquanto o segmento de equipamentos e material para escritório informática e comunicação ficou estável de um mês para o outro.

Varejo ampliado

No comércio varejista ampliado, que inclui veículos e material de construção, o volume de vendas subiu 2% de janeiro para fevereiro. Veículos, motos, partes e peças tiveram alta de 5,2%, puxando o resultado. Já os materiais de construção sofreram queda de 0,4%.

- Publicidade -

Na comparação com fevereiro de 2021, o varejo ampliado cresceu 0,3%, e acumulou alta de 4,8% em 12 meses. Já no acumulado do ano, no entanto, o setor recuou -0,6%.

Receita nominal

De acordo com a PMC, a receita nominal do comércio varejista aumentou 2,3% no comparativo com janeiro deste ano, e 14,3% em relação a fevereiro de 2021. No acumulado do ano, o crescimento foi de 12,6% e de 14,7% ao longo de 12 meses.

A pesquisa mostrou ainda que a receita nominal do comércio varejista ampliado cresceu 2,9% em relação ao mês anterior, 14,5% na comparação com fevereiro do ano passado, 13,2% no acumulado do ano e 18,8% no acumulado de 12 meses.

Leia também:

ICMS pesa no preço dos cortes de carne

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -