Caruaru recebe primeiro núcleo da Abrasel no Nordeste

Por Juliana Albuquerque Caruaru foi escolhida pela seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) para receber o primeiro Núcleo da Abrasel no Nordeste. Liderado por uma diretoria provisória composta por cinco empresários do setor de bares e restaurantes da cidade, o Núcleo Abrasel tem como finalidade promover iniciativas para alavancar a […]

Por Juliana Albuquerque

Caruaru foi escolhida pela seccional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) para receber o primeiro Núcleo da Abrasel no Nordeste. Liderado por uma diretoria provisória composta por cinco empresários do setor de bares e restaurantes da cidade, o Núcleo Abrasel tem como finalidade promover iniciativas para alavancar a promoção do turismo gastronômico de Caruaru, além de ofertar oportunidades de conhecimento para o empresariado em ferramentas de gestão de suas atividades.

- Publicidade -

“Caruaru é uma das cidades mais importantes do Agreste de Pernambuco, com uma pujança econômica muito forte e com uma representatividade grande de empresas ligadas ao setor de alimentação fora do lar”, comenta o presidente da Abrasel-PE, André Araújo. Segundo ele, a abertura desse modelo de gestão idealizado pela Abrasel Nacional na cidade vai permitir avançar com os planos da seccional pernambucana de interiorizar as atividades da entidade no Estado. “É de interesse da Abrasel realizar uma promoção turística em cima da gastronomia das cidades. Além disso, fomos procurados pelos empresários locais e a Câmara de Caruaru para se instalar na região. Então, a junção da vontade de fazer com o momento propício se deu o nascimento desse primeiro núcleo da Abrasel no Nordeste”, explica Araújo

Com a formatação do Núcleo, a meta da Abrasel é crescer o número de associados, que caiu de 19 para oito após as restrições impostas pela pandemia. “Caruaru possui atualmente 851 Cnaes inclusos no setor de alimentação fora do lar. Nossa projeção feita com base na margem histórica é associar cerca de 5% a 10%. Por isso, nesses primeiros meses do Núcleo, estimamos filiar entre 40 a 80 novos associados na cidade”, prevê André Araújo, acrescentando que metade das operações do Agreste Central se concentra na cidade de Caruaru.

Entre os motivos para ampliar o número de associados está a mudança na percepção do empresariado sobre o papel da entidade de classe após a pandemia da Covid-19 no País. “O associativismo no Brasil ainda engatinha. Mas a pandemia deixou como legado a conscientização da importância de entidades de classe na luta pelos direitos de seus associados”, argumenta Araújo.

- Publicidade -

Modelo de Gestão

Diferente de uma seccional, que requer uma série de burocracia para se ter independência administrativa e financeira, o Núcleo da Abrasel em Caruaru conta com a gestão de empresários locais. “O núcleo é um novo modelo desenvolvido pela Abrasel para avançar com seus métodos. Diferente de uma seccional, ele é administrado provisoriamente por um grupo de cinco empresários de grande representatividade do setor para a partir desse modelo embrionário começar a nascer uma seccional”, explica André Araújo.

Com a abertura do Núcleo em Caruaru, cidade com um raio de influência em mais de 50 municípios, a Abrasel prevê um reflexo muito forte para avançar ainda mais o modelo de expansão da interiorização da entidade. “Começamos muito bem por Caruaru e a partir desse ponto será muito mais fácil avançarmos com o nosso plano rumo ao Sertão do Estado. Só tenho que agradecer a todos que estão participando desse processo e garantir que a partir daí Caruaru vai construir uma gastronomia mais moderna, mais voltada para gestão, para benefício total de seus cidadãos com a multiplicação de empregos”, finaliza o presidente da entidade em Pernambuco.

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -