Valorização de carros usados encarece o IPVA 2022

Por Juliana Albuquerque Além da questão de saúde pública, um dos maiores impactos da pandemia da Covid-19 se deu na produção de carros novos em todo o mundo. No Brasil, a falta de semicondutores para fabricação dos veículos novos fez com que os consumidores se voltassem para os carros usados, o que resultou em uma […]
Carros novos em pátio de fábrica da General Motors em São José dos Campos (SP) – REUTERS/Roosevelt Cassio

Por Juliana Albuquerque

Além da questão de saúde pública, um dos maiores impactos da pandemia da Covid-19 se deu na produção de carros novos em todo o mundo. No Brasil, a falta de semicondutores para fabricação dos veículos novos fez com que os consumidores se voltassem para os carros usados, o que resultou em uma supervalorização dos veículos. O resultado será sentido a partir do fim deste mês, quando tem início na maioria dos estados o pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que em média virá com aumento de 20%.

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É que com o aumento da valorização do preço do carro usado no Brasil, que utiliza os valores da Tabela Fipe como referência para precificação, diferente dos anos anteriores quando os antigos sofriam desvalorização, este ano ocorreu o contrário.

Para atenuar os efeitos dessa valorização inédita no mercado de usados e evitar ainda mais alta no preço do tributo, muitos estados mantiveram a alíquota de base do cálculo do IPVA, assim como o percentual de descontos para quem optar pelo pagamento da cota única.

No Nordeste, em Pernambuco, a Secretaria da Fazenda informou que a sistemática de cobrança do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o ano de 2022 será a mesma praticada em 2021, ou seja, não haverá mudanças de alíquotas, que varia entre 3% e 4% para automóveis e caminhonetes, assim como nos descontos aplicados no exercício anterior, a exemplo dos 7% para o pagamento à vista.

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No Ceará, estado onde a valorização no preço de venda de veículos novos subiu cerca de 21,31% este ano, também foi mantida a alíquota de 3% sobre o cálculo do imposto. Contudo, diferente de Pernambuco, o estado aumentou o valor do desconto para quem pagar o tributo à vista até o dia 31 deste mês. De acordo com a Sefaz-CE, ao contrário do ano passado, quando o desconto foi de 5%, neste exercício, o abatimento pode chegar a 10%.

Já na Paraíba, uma saída para driblar a alta do IPVA em 2022 é, mais uma vez, a ampliação do calendário de pagamento. Desta forma, a data limite do vencimento para pagamento antecipado com desconto de 10% será o último dia útil de cada mês, no período de janeiro a outubro.

Com alíquota de 2,75%, os motoristas de Alagoas terão a chance de quitar o tributo de duas formas. A primeira, pagando a cota única com desconto de 5% até 31 de janeiro. Na segunda, o condutor pode realizar o pagamento de forma parcelada, entre fevereiro e maio, mas nesse caso, perde o abatimento no valor do IPVA.

Apenas no Maranhão e Piauí os motoristas terão a chance de efetuar o pagamento da cota única com descontos mais atrativos. No Maranhão, o abatimento é de 20% para quem pagar à vista até o fim deste mês. Já no Piauí, o abatimento funciona de forma gradativa. Sendo de 15% para quem pagar até o fim de janeiro; 10% até 28 de fevereiro e 5% até 31 de março.

Indústria

A crise sem precedente histórico na oferta de semicondutores, essenciais para a produção de veículos em todo o mundo, tem impactado fortemente o mercado de veículos no Brasil. Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Autoveículos (Anfavea), em novembro do ano passado, a falta de componentes eletrônicos resultou em queda de 13,5% nas vendas de veículos novos e redução de 23,1% sobre a produção quando comparados ao mesmo mês de 2020, o pior resultado para o mês nos últimos 16 anos para o setor.

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