- Publicidade -

Green Energy Park anuncia abertura de escritório no Piauí, o 1º no Brasil

Multinacional holandesa planeja construir usina de hidrogênio verde na ZPE Piauí, em Parnaíba. A inauguração do escritório da Green Energy Park será no dia 18 de outubro
- Publicidade -
Green Energy Park anuncia abertura de escritório no Piauí, o 1º no Brasil
Pedra fundamental dos projetos da Green Energy e Solatio foi lançada na cidade de Parnaíba.Foto: Divulgação
Por Nathalia Amaral, do site Piauí Negócios

A multinacional holandesa Green Energy Park (GEP), presente no Brasil desde 2024, inaugura no dia 18 de outubro seu primeiro escritório no país, em Parnaíba (PI). A abertura oficializa a presença física da empresa no Brasil e marca mais um passo na instalação de sua usina da produção de hidrogênio verde (H2V) no litoral do estado.

De acordo com o diretor de Projetos da GEP, Dener Miranda, a nova base funcionará como um ponto de ancoragem no Nordeste, consolidando a presença institucional da companhia no Brasil. O escritório contará com uma equipe inicial de oito colaboradores, dedicada a apoiar a coordenação logística e a aproximação com fornecedores, clientes e autoridades locais.

“Por ser o primeiro edifício da Green Energy Park no Brasil, o escritório representa um marco relevante, posicionando-se como sede da empresa no país e referência para o futuro da transição energética. A iniciativa reforça nosso compromisso com sustentabilidade, energia limpa e visão de longo prazo, ao mesmo tempo em que garante maior eficiência às operações”, destaca Dener.

Diferentemente de empresas voltadas exclusivamente para energia solar, a GEP adota um modelo integrado, que engloba toda a cadeia do hidrogênio verde — da geração renovável à produção e exportação em larga escala de hidrogênio líquido e HBI (ferro-briquetado a quente). Além disso, a companhia atua em Zonas de Processamento de Exportação (ZPEs), o que garante maior competitividade fiscal e logística.

Projeto da Green Energy Park no Piauí

O anúncio da implantação de uma usina de H2V no Piauí foi feito em dezembro de 2023, na ZPE Piauí, com a presença do governador Rafael Fonteles e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

O projeto da GEP em Parnaíba será um dos maiores da América Latina. Ele prevê a construção de uma planta em área de 310 hectares, com capacidade inicial de 1,8 GW e produção de até 2,4 milhões de toneladas de hidrogênio renovável por ano.

Atualmente, o avanço do projeto está condicionado à conclusão dos estudos de acesso à rede elétrica (grid), etapa fundamental para assegurar viabilidade e integração ao sistema nacional.

A maior parte da produção está planejada para abastecer um centro de distribuição no Portal de Krk, na Croácia, enquanto o restante será exportado para diferentes portos internacionais, atendendo a grandes indústrias consumidoras.

Além da GEP, a empresa Solatio também planeja construir uma usina em Parnaíba. A companhia anunciou seu projeto no mesmo local e período da GEP. Em junho deste ano, ela iniciou a limpeza do terreno onde será instalado o projeto.

Leia mais: Senai Park recebe investimentos de R$ 100 mi em Suape para baterias de lítio e H2V

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -