
As obras da primeira etapa do novo campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em Fortaleza já atingiram 50% de conclusão da estrutura de concreto do bloco de Engenharia e 75% no de Alojamentos, representando 21% do total desta fase, com entrega prevista para o primeiro semestre de 2026.
O canteiro localizado no terreno de 82 mil m² na Base Aérea de Fortaleza foi visitado na segunda-feira (9) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo governador do Ceará, Elmano de Freitas, acompanhados do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, além de representantes da Casa Civil, da Base Aérea de Fortaleza e da direção do ITA Ceará. O investimento nesta fase é de R$ 70,9 milhões, com cerca de 250 profissionais trabalhando desde o início das obras em setembro de 2024.
“Estamos constantemente visitando para, no ano que vem, no primeiro semestre, entregar ao povo de Fortaleza, do Ceará. Vai ser um grande centro para desenvolver pesquisa, tecnologia e atrair grandes empresas para o Nordeste brasileiro”, destacou o ministro da Educação, Camilo Santana. O governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou o impacto regional: “Aqui teremos gente sendo formada com muita qualidade, e ao mesmo tempo com muita pesquisa em áreas estratégicas para o Ceará, como Energias e Engenharia de Sistemas, além do desenvolvimento de empresas e negócios”.
Enquanto o campus cearense é construído, a primeira turma do ITA Ceará já iniciou suas atividades em São José dos Campos (SP) em 2025, onde os estudantes estão cursando o ciclo básico antes da transferência para Fortaleza. O processo seletivo para essa turma pioneira registrou mais de 3.500 inscritos para 120 vagas, com nota de corte superior a 820 pontos no vestibular ITA, mantendo o alto padrão de seleção da instituição.
O campus cearense deve receber os primeiros estudantes transferidos de São José dos Campos já no primeiro semestre de 2026, quando oferecerá inicialmente dois cursos: Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas. “A obra está sendo acelerada para transformar a vida dos cearenses. Sonhos serão realizados por meio desta ação concreta do Governo Federal”, celebrou o prefeito Evandro Leitão (PDT).
O concurso segue o mesmo formato do campus principal, com provas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês, além de testes de aptidão. O processo seletivo manteve o rigor tradicional: provas de exatas, redação em inglês e testes de aptidão física e psicológica.

Infraestrutura do ITA Ceará
O projeto em Fortaleza inclui dois blocos principais com três pavimentos cada: um para alojamentos com capacidade para 120 estudantes e outro acadêmico com salas de aula e laboratórios. A próxima etapa focará na conclusão das estruturas internas e concretagem da segunda laje.
O campus, construído em parte da área da Base Aérea sob gestão da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), será a primeira unidade do ITA fora de São Paulo em seus 73 anos de história, oferecendo inicialmente os cursos de Engenharia de Sistemas e Engenharia de Energias Renováveis.
Como estratégia de acesso, o Governo do Ceará mantém o programa PreparaITA, que em 2024 preparou 300 alunos da rede pública para o vestibular. A instalação do campus ocorre em um momento de crescimento da indústria cearense, que registrou alta de 6,9% em 2024, impulsionada pelos setores têxtil, metalúrgico e de energias renováveis – áreas alinhadas aos cursos que serão oferecidos. A estrutura ainda prevê a reforma de prédios existentes na Base Aérea e nova infraestrutura viária e hidrossanitária. Até dezembro de 2024, a expectativa é alcançar 40% de conclusão da primeira etapa.
Leia mais: Projeto de R$ 3 bi cria no Ceará maior jazida ativa de fosfato e urânio do país