Os cearenses fizeram mais um gol na área de educação. O renomado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) anunciou que vai abrir uma unidade na base aérea localizada no Bairro de Aerolândia, em Fortaleza. No período de 2012 a 2022, os colégios instalados na capital cearense conseguiram aprovar, em média, 36,7% de todos os que passaram na rigorosa seleção do ITA, um dos vestibulares mais difíceis do País.
“A implantação de uma unidade do ITA em Fortaleza é um potencializador de mão de obra muito qualificada. Isso vai atrair mais alunos do Nordeste para a capital cearense. É uma vitória grande do Ceará. E foi interessante o ITA levar em consideração os números citados acima. As escolas privadas e públicas de Fortaleza têm uma preparatório direcionado ao ITA”, explica o professor visitante da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Thiago Modenesi.
Para ele, uma unidade do ITA tem um diferencial próprio. “O ITA não é diferente somente do ponto de vista pedagógico, mas de visão do futuro. É um ensino ligado à ciência e à tecnologia com enfoque no aeroespacial”, comenta Thiago.
O ITA e o desenvolvimento
Thiago acredita também que a descentralização do ensino superior na atual gestão do governo federal não deve ficar restrita a esta unidade do ITA. “No primeiro governo Lula houve uma descentralização do ensino superior e isso deve voltar a ocorrer. Já aumentaram os investimentos em ciência e tecnologia, comparando com a gestão passada. O Brasil é promissor de ponta a ponta e a descentralização do ensino superior dialoga com a necessidade de desenvolvimento do País como um todo”, resume.
Um dos empresários mais arrojados do Ceará, Mário Araripe, se formou no ITA. Ele foi dono da marca de automóveis Troller e também pioneiro na implantação de eólicas em larga escala no Brasil com a empresa Casa dos Ventos.
No período de 2012 a 2022, das 1478 vagas disponibilizadas pelo ITA, 543 foram ocupadas por alunos que concluíram o ensino médio em Fortaleza. Neste período, em alguns anos, São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo onde fica o ITA, conseguiu menos alunos aprovados que os que estudaram em Fortaleza.
Não foi informado o valor do investimento nem quando começa a primeira turma. Um dos itens mais caros para a implantação do empreendimento é o terreno, que já pertence à Aeronáutica. Todos os cursos do ITA são da área de engenharia.
A reportagem do Movimento Econômico entrou em contato, por telefone e por e-mail, com o setor de comunicação do ITA, mas não obteve resposta.
Leia também
Infraestrutura e educação passarão a ser atrativos na decisão de investimentos