Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Raquel inaugura o momento da política no Governo contemplando o Sertão

Três políticos tomaram posse no Governo do Estado. Todods eles têm base no Sertão. Na Alepe, Roberta Arraes assume vaga de Kaio Maniçobaa
Márcio Didier
Márcio Didier
De Recife marcio.didier@movimentoeconomico.com.br
Deputado estadual, Kaio Maniçoba passa a compor o Governo, ao assumir a Secretaria de Turismo em ato prestigiado Foto: Hesíodo Góes/Secom
Deputado estadual, Kaio Maniçoba passa a compor o Governo, ao assumir a Secretaria de Turismo em ato prestigiado Foto: Hesíodo Góes/Secom

O embarque de atores políticos no Governo do Estado levou uma grande e diversificada plateia ao Palácio do Campo das Princesas durante três atos de posse que contemplaram, coincidentemente, grupos políticos do Sertão pernambucano. Na manhã desta segunda-feira (24), o ex-prefeito de Custódia, Emmanuel Fernandes, conhecido como Manuca, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco. Momentos depois, Miguel Duque, filho do deputado e ex-prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, tomou posse como presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). À tarde, foi a vez do deputado estadual Kaio Maniçoba ser empossado como secretário estadual de Turismo e Lazer. As três cerimônias foram conduzidas pela governadora em exercício, Priscila Krause.

De quebra, com a ida de Kaio para a secretaria, a vaga dele será ocupada pela suplente sertaneja Roberta Arraes (PP), que tem base política em Araripina e vai compor a bancada governista na Casa de Joaquim Nabuco. Apesar de o Governo e aliados negarem, as mudanças visam ampliar a musculatura política do Governo. Nos dois primeiros anos de mandato, a governadora Raquel Lyra apostou em um secretariado técnico, o que foi  muito criticado nos bastidores da política. Aliados esperam que, agora, a mudança de perfil do governo continue.    

O fato de o primeiro deputado estar assumindo uma secretaria, levou à sede do Governo um grande número de parlamentares. Foram 20 no total. Alguns fizeram questão de frisar que estavam ali para prestigiar o amigo de Assembleia Legislativa e não fazendo um gesto com o  Governo. Entre os presentes que foram ao Palácio do Campo das Princesas, estavam Alberto Feitosa e o presidente da Alepe, Álvaro Porto, que já travaram embates com o Governo do Estado.

Durante a posse de Kaio, a governadora em exercício Priscila Krause destacou a importância da Secretaria de Turismo e Lazer para impulsionar a economia estadual. “Kaio Maniçoba chega para fortalecer ainda mais o nosso turismo, seguindo as diretrizes estabelecidas pela governadora Raquel Lyra desde o início do nosso governo, com a recolocação do turismo como uma política estratégica para o Estado, visando impulsionar o desenvolvimento, além de gerar emprego e renda para a população. Sabemos que esse é um setor que tem grande potencial para gerar ainda mais oportunidades, muitas vezes até no setor informal”, afirmou Krause.

O novo secretário reforçou seu compromisso em consolidar o turismo como um pilar fundamental do desenvolvimento econômico. “Vamos debater o turismo de Pernambuco do Litoral ao Sertão, de fato e de direito, para que possamos ter um Estado mais forte e altivo, fortalecendo ainda mais as ações que já estão acontecendo”, pontuou Kaio Maniçoba, que possui experiência como deputado federal, superintendente regional do Incra-PE e presidente do IPA.

- Publicidade -

Presentes na cerimônia, o deputado federal Lula da Fonte e o deputado estadual Antônio Moraes enfatizaram o preparo de Maniçoba para o cargo, destacando a relevância do setor turístico para a geração de emprego e renda. “Temos a certeza que ele está muito preparado para essa missão”, afirmou Lula da Fonte. Já Antônio Moraes destacou o momento econômico positivo do Estado: “Pernambuco nunca viveu um momento econômico e político como este. Não tenho dúvidas de que Kaio fará um grande trabalho.”

Miguel Duque à frente do IPA

Pela manhã, Miguel Duque foi empossado como presidente do IPA, órgão que atua no desenvolvimento rural e sustentável de Pernambuco, com foco na agricultura familiar. A governadora em exercício, Priscila Krause, ressaltou os avanços já alcançados pela instituição, como a recuperação de quase 800 quilômetros de estradas vicinais e a distribuição de 1,2 mil toneladas de sementes para a nova safra.

Filho do deputado estadual e ex-prefeito de Serra Talhada Luciano Duque, Miguel tomou posse como presidente do IPA Foto: Miva Filho/Secom

“Contamos com a capacidade de Miguel para fortalecer as ações do Instituto. Agradeço à Ellen Viégas pelo trabalho desempenhado e pelos frutos deixados para Pernambuco”, destacou Krause. Miguel Duque, natural do Sertão do Pajeú, ressaltou a importância de um diálogo constante com os agricultores: “O IPA vem realizando muito e iremos fazer uma gestão contínua, ouvindo os agricultores para realizar as políticas necessárias.”

Pai do presidente do IPA, o deputado estadual Luciano Duque, por sua vez, ressaltou os desafios da nova função e a relevância do IPA para o fortalecimento da agricultura em Pernambuco. “Miguel terá pela frente uma grande responsabilidade: gerir um órgão estratégico que atua em diversas frentes, como os recursos hídricos, a assistência técnica rural e os programas voltados à agricultura familiar, que é uma das grandes forças do nosso estado. Mas confio na sua capacidade e sei que não faltará energia, empenho e apoio de toda a equipe de governo para que Pernambuco continue avançando”, declarou o deputado.

Governo destaca políticas públicas

O primeiro ato do dia foi a posse de Emmanuel Fernandes, o Manuca, como secretário de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo. Ex-prefeito de Custódia, Manuca assume a pasta com a responsabilidade de promover políticas que qualifiquem a mão de obra e fomentem o empreendedorismo, especialmente nas regiões mais vulneráveis do Estado.

Com a posse dos novos gestores, o Governo do Estado reforça seu compromisso com políticas públicas voltadas ao fortalecimento econômico de Pernambuco, abrangendo setores estratégicos como turismo, agricultura familiar e empreendedorismo.

Veja também:

Avante sela ingresso no Governo com Secretaria e indicação de Noronha

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -