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Governo federal autoriza concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada

Decisão indica que processo de transferência será feito por meio de licitação conduzida pelo BNDES. Antes, sistema do Metrô do Recife será repassado ao governo estadual
Linha Sul do Metrô do Recife, por onde circulam atualmente cerca de 55 mil passageiros por dia
Linha Sul do Metrô do Recife, por onde circulam atualmente cerca de 55 mil passageiros por dia. Foto: Arthur Mota/Folha de Pernambuco/Arquivo

Por Fabio Nóbrega, da Folha de Pernambuco

O governo federal autorizou a concessão do Metrô do Recife à iniciativa privada, por meio de resolução publicada no Diário Oficial da União (DOU) da quinta-feira (22). Segundo o texto da decisão, assinada pelo ministro das Cidades e presidente do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (CPPI), Rui Costa, antes da concessão, os bens imóveis e ativos necessários para o funcionamento do metrô serão transferidos para o Governo de Pernambuco.

O processo de transferência de gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária da Região Metropolitana do Recife (RMR), acrescenta a resolução, será feito através de licitação conduzida pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Atualmente, o Metrô do Recife, em operação desde 1985, é administrado pela Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec), entidade vinculada à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), uma empresa estatal federal ligada ao Ministério das Cidades.

Cerca de 138 mil passageiros usam o Metrô do Recife por dia, sendo 80 mil na Linha Centro, 55 mil na Linha Sul e 2,6 mil na Linha Diesel, de acordo com dados da CBTU Recife.

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Etapas do processo

resolução nº 324 do CPPI também considera fundamentais três etapas para o processo, que devem ser feitas “por meio de operações conjuntas e indissociáveis”. As etapas são:

– Transferência de bens, direitos e instalações de titularidade, direta ou indireta, da União, vinculados à gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária;
– Outorga, por parte do Governo do Estado, de concessão à iniciativa privada para gestão, operação e manutenção da rede metroferroviária;
– Transferência, em favor do Estado de Pernambuco, da propriedade dos bens imóveis de titularidade direta ou indireta da União.

Ainda está prevista a celebração de um acordo de cooperação técnica entre a União, o BNDES e o Estado de Pernambuco para tratar de temas sensíveis à concessão, como a responsabilidade dos partícipes; o compromisso dos governos federal e estadual para adotar medidas necessárias para concluir e formalizar as transferências de bens, direitos e instalações; e outras obrigações necessárias à concretização das medidas.

O procedimento para a avaliação dos ativos deverá ser feito de forma simplificada, mediante, cita a decisão, “uma única avaliação econômico-financeira relativa ao fluxo de caixa operacional da concessão do serviço público de gestão, manutenção e operação da rede metroferroviária”.

Em outubro do ano passado, a Casa Civil confirmou a intenção de privatizar o sistema. Dias antes, o Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE) aprovou o Acordo Coletivo Especial (ACE) proposto pela CBTU para manutenção dos empregos dos servidores em caso de privatização.

O projeto de concessão encontra-se em fase de estudos. Depois estão previstas as seguintes etapas: consulta pública, acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU); publicação de edital; leilão de projeto; e assinatura de contrato. 

Metrô do Recife: processo de concessão

Alvo constante de queixas dos usuários e notícia recorrente por conta de paralisações causadas por problemas na operação, o Metrô do Recife atende à capital pernambucana e às cidades de Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife. 

Há três linhas e 37 estações em operação, perfazendo um total de 71,5 quilômetros de linha ferroviária de extensão, dos quais 37,8 quilômetros são eletrificados.

Segundo o CPPI, as intervenções previstas na concessão à iniciativa privada envolvem investimentos para melhorias e maior eficiência operacional, por meio de reforma de estações, compra de trens novos e diversas atualizações tecnológicas, resultando em melhoria da qualidade do serviço prestado à população, mais conforto, acessibilidade, segurança e maior regularidade nas viagens. O contrato de parceria terá duração de 30 anos.

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