
A atuação da A.P. Moller-Maersk no Brasil – com suas empresas no Brasil, a Aliança Navegação e Logística e o APM Terminals -, foi reconhecida com o Selo Diamante do Pacto pela Sustentabilidade, principal premiação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para empresas com desempenho de excelência em práticas ESG (ambientais, sociais e de governança). A cerimônia de entrega ocorreu durante a COP30, em Belém (PA), no dia 12 de novembro.
O destaque foi para os portos de Suape (PE) e Pecém (CE). Nos dois terminais sob gestão da APM Terminals — divisão portuária da Maersk — estão em andamento projetos estruturantes de descarbonização. Em Suape, a companhia está construindo o primeiro terminal totalmente eletrificado da América Latina, com operação prevista para 2026. O projeto contempla a substituição completa de equipamentos movidos a diesel por modelos elétricos, além de infraestrutura de carregamento e gestão energética baseada em fontes renováveis.
No Ceará, o terminal do Pecém já iniciou a substituição progressiva de equipamentos a combustão por versões elétricas, o que vem resultando em queda nas emissões operacionais. A estratégia integra a meta global da Maersk de atingir emissões líquidas zero de gases de efeito estufa até 2040 em todas as suas operações no mundo.
Entre as 63 empresas participantes, 36 foram classificadas após avaliação técnica do MPor, com base em evidências e indicadores de desempenho. O Selo Diamante concedido ao Grupo Maersk é o nível mais alto do programa e reconhece as empresas que atingiram ao menos dez metas obrigatórias em sustentabilidade, duas metas autodefinidas adicionais e cumprimento integral das obrigações legais, como o relatório de transparência salarial (Lei 14.611/2023) e a adesão ao GHG Protocol.
Meta da Maersk
“Em nome da Maersk, agradeço ao MPor por mais esse reconhecimento aos esforços do grupo em liderar a descarbonização no setor logístico. Também gostaria de agradecer o empenho dos
times envolvidos nessa frente e ressalto que receber o Selo Diamante é um endosso à nossa meta de ser NetZero até 2040. Seja em terra, mar ou ar, cada uma das iniciativas socioambientais contribui de forma concreta para a nossa jornada global de descarbonização”, afirma Ricardo Rocha, Presidente da Maersk para a Costa Leste da América do Sul
Além da APM Terminals, também foi reconhecida a Aliança Navegação e Logística, empresa do grupo Maersk especializada em cabotagem. A companhia destacou sua atuação em sustentabilidade e inclusão como pilares da sua operação no Brasil. “Esse reconhecimento reafirma nosso propósito de transformar a logística em um vetor de desenvolvimento sustentável e diverso”, afirmou Luiza Bublitz, presidente da Aliança.
Daniel Rose, diretor-presidente da APM Terminals Suape e Pecém, ressaltou que “os projetos em andamento mostram que eficiência e sustentabilidade podem caminhar juntas com tecnologia, planejamento e engajamento das equipes”.
Criado pelo MPor em janeiro de 2025, o Pacto pela Sustentabilidade busca consolidar e ampliar as boas práticas ESG no setor portuário e logístico nacional. A premiação visa incentivar investimentos em infraestrutura de baixo carbono, inovação e governança responsável, pilares essenciais para a transição energética e modernização da logística no Brasil.
Leia também:
Investimento da APM em Suape é estímulo à cabotagem
Com terminal da APM, Suape será o único porto com 2 Tecons no Nordeste










