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Os portos brasileiros atingiram um novo recorde de movimentação em 2024, com um total de 1,32 bilhão de toneladas transportadas, um aumento de 1,18% em relação ao ano anterior. O destaque foi para os portos públicos, que registraram 474,4 milhões de toneladas, marcando um crescimento de 5,13%. Entre os terminais que mais cresceram, destacam-se os portos de Santos (SP), Itaguaí (RJ) e Paranaguá (PR), com avanços de 2,05%, 8,78% e 1,65%, respectivamente.
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, os investimentos em modernização e infraestrutura foram decisivos para esse desempenho. Apenas em 2024, foram aplicados mais de R$ 1 bilhão no setor, com a previsão de que, em 2025, os aportes cheguem a R$ 1,7 bilhão. O ministro também ressaltou iniciativas para reduzir a burocracia, como o programa Navegue Simples, que busca agilizar processos e garantir maior segurança jurídica aos investidores.

O avanço do setor também foi impulsionado pela participação privada. Em 2024, oito leilões de terminais foram realizados, resultando na captação de R$ 3,74 bilhões em investimentos. Entre os projetos futuros, está o leilão do ITG 02, em Itaguaí (RJ), considerado o maior do setor portuário brasileiro. Além disso, no próximo dia 27, será anunciada a concessão do Túnel Santos-Guarujá, uma obra esperada há quase um século, que contará com um investimento de R$ 6 bilhões, financiado pelos governos federal e estadual.
O diretor-geral da Antaq, Eduardo Nery, destacou o compromisso do governo com a sustentabilidade, citando a conclusão do estudo sobre os impactos climáticos nos portos brasileiros. Durante sua gestão, foram promovidos três projetos voltados à transição energética do setor.
Porto de Salvador
A movimentação de contêineres teve um crescimento expressivo de 20%, totalizando 153,33 milhões de toneladas. Entre os produtos mais transportados nesse segmento, os principais foram plásticos, produtos químicos orgânicos, ferro e aço. O Porto de Salvador (BA) se destacou com um crescimento de 41,18%, atingindo 6,6 milhões de toneladas. Esse aumento foi impulsionado pela importação de fertilizantes, que cresceram 210,22%, além do avanço de 36,81% na movimentação de contêineres, totalizando 5,2 milhões de toneladas.
Outros produtos também registraram alta significativa. O trigo teve um crescimento de 39,51%, alcançando 9,03 milhões de toneladas. O gás de petróleo subiu 35,31%, movimentando 5,29 milhões de toneladas, enquanto os combustíveis e produtos minerais cresceram 23,63%, atingindo 4,06 milhões de toneladas. Como consequência do aumento das exportações, a balança comercial do Brasil fechou 2024 com um superávit de US$ 74,5 bilhões, o segundo maior da série histórica.
Terminais privados
Os terminais privados tiveram uma movimentação de 845,98 milhões de toneladas, mantendo-se estáveis em relação a 2023. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA) liderou o setor, com 175,98 milhões de toneladas transportadas e um crescimento de 5,68%. Já o Porto de Itapoá (SC) teve o maior crescimento percentual entre os 20 principais terminais privados do país, registrando um aumento de 16,03%, totalizando 13,61 milhões de toneladas.
Por outro lado, a seca que atingiu diversas regiões do país impactou a navegação interior, que apresentou uma redução de 4,7% na movimentação, chegando a 115,34 milhões de toneladas. As hidrovias do Paraguai e do Amazonas foram as mais afetadas. A navegação no Rio Paraguai teve uma queda expressiva de 58,24%, reduzindo sua movimentação para 3,3 milhões de toneladas.
O crescimento do setor portuário reforça a importância dos investimentos públicos e privados na modernização da infraestrutura, garantindo maior eficiência e competitividade para a economia brasileira.
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