O Porto de Suape movimentou 24,8 milhões de toneladas de carga em 2024, sendo a segunda maior movimentação da história do atracadouro pernambucano em 46 anos de existência, segundo informações do Anuário Estatístico da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O crescimento das cargas foi de 3,6% em relação a 2023. Os contêineres puxaram a alta da movimentação da estatal e registraram um aumento de 23,4% sobre o ano anterior.
No ano passado, foram movimentados 646.804 TEUs – unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), o maior volume já registrado em um único ano no Tecon Suape, que ocupa os Cais 2 e 3 do porto interno.
O aumento das operações de movimentação de carga também se refletiu no número de atracações, que apresentou um incremento de 7,9%, com a entrada de 1.628 embarcações. No ano passado, Suape também passou a receber os navios de classe mundial New Panamax, gigantes do mar com 366 metros de comprimento, o maior a cruzar o Canal do Panamá. A estreia ocorreu em 27 de julho, com a acostagem do MSC Orion. E a frequência semanal se consolidou em 7 de novembro, com a rota de longo curso entre a costa nordestina e Singapura, na Ásia, denominada serviço Santana.
Na carga geral solta, o aumento foi de 19,3% em relação ao ano passado, com a movimentação de 656.915 toneladas de mercadorias diversas, entre equipamentos industriais, peças de grande porte, produtos siderúrgicos e embalados em sacos, como fertilizantes e grãos. Já a operação de granéis sólidos também segue em expansão, com alta de 7,9% (1.224,022 toneladas) com destaque pra trigo, clínquer e coque de petróleo, que fazem parte dessa categoria.
Melhorias na infraestrutura de Suape
“Os resultados de 2024 mostram que estamos na direção certa. Sob a gestão da governadora Raquel Lyra, estão sendo tocados projetos de infraestrutura para garantir a expansão do porto, que são fundamentais para o êxito das operações e a melhoria exponencial dos nossos indicadores no cenário nacional”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.
Entre as melhorias da infraestrutura que vão impactar positivamente na movimentação de carga, de acordo com o gestor da estatal portuária, estão a dragagem dos canais externo (já concluída) e interno (ordem de serviço assinada em 27 de dezembro passado); e a reestruturação do molhe de proteção (quarta e última etapa de obras já em andamento).
Segundo Guiot, “as expectativas para este ano são as melhores possíveis. A conclusão do Trem 1 da Refinaria Abreu e Lima, previsto para o primeiro semestre de 2025, por exemplo, vai gerar crescimento exponencial na movimentação de petróleo e derivados, que é o nosso carro-chefe”.
No Nordeste, Suape é líder na operação de contêineres e de veículos. Entre exportação e importação, o porto contabilizou, em 2024, a movimentação de 80.051 unidades automotivas de modelos e fabricantes diversos. A chegada de milhares de carros elétricos e híbridos da chinesa BYD foi um dos pontos altos do segmento. Numa grandiosa operação que durou quase três dias, em maio de 2024, a empresa desembarcou 5.459 unidades.
*Com informações do Porto de Suape
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