Em visita ao Complexo Industrial Portuário de Suape, CEOs dos grupos VARD e Fincantieri discutiram o avanço da indústria naval brasileira e mostraram animação para o futuro do setor no país. O Estaleiro VARD Promar, localizado no ancouradouro pernambucano, foi um dos destaques da conversa, devido à sua grande efetividade e experiência na construção de Offshore Support Vessels (OSVs) e transportadores de gás.
Durante a visitação, o CEO e diretor-geral do grupo Fincantieri, Pierroberto Folgiero, e o CEO do VARD Group, Alberto Maestrini, estiveram reunidos com Túlio Vilaça, secretário da Casa Civil de Pernambuco, e Guilherme Cavalcanti, secretário de Desenvolvimento Econômico, além do diretor-presidente do complexo portuário, Marcio Guiot.
A vinda dos CEOs aconteceu com o principal objetivo de contribuir para o resgate da indústria naval no país, iniciativa do governo federal. No mês de agosto foi assinada a medida provisória (MP) 1255/24 que criou incentivos fiscais e econômicos para esse setor e o de petróleo.
A MP permite a depreciação acelerada – meio de reduzir o Imposto de Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) pagos pelas empresas beneficiadas – para novos navios-tanque produzidos e comprados até 31 de dezembro de 2026 em estaleiros brasileiros e empregados no transporte de cabotagem de petróleo e seus derivados a partir de 1º de janeiro de 2027.
Com a campanha de reconstrução da indústria naval criando força no país, Pernambuco pretende investir e aproveitar essa oportunidade que está sendo gerada pelo mercado. Segundo Túlio Vilaça, “a governadora Raquel Lyra articula a reativação da indústria naval em Pernambuco e não vai medir esforços para que nossos estaleiros retomem a produção nesse novo momento da economia do Brasil”.
“O descomissionamento de plataformas da Petrobras, o desenvolvimento do mercado de eólica offshore e o aquecimento do mercado de manutenção de navios representam uma oportunidade única para as capacidades já instaladas da indústria naval em Pernambuco.”, declarou Guilherme Cavalcanti.
Estrutura do estaleiro VARD Promar
Um dos pontos destacados foi o Estaleiro VARD Promar, que tem como proprietário a Fincantieri, que se mostra uma das instalações de construção naval mais modernas da América do Sul. Construído em 2013, o estaleiro tem uma instalação totalmente integrada, podendo assim realizar todo o processo de construção naval, e é especialista na construção de OSVs complexos (embarcações de apoio offshore) e transportadores de gás.
“Estou verdadeiramente impressionado pelo potencial do Estaleiro VARD Promar que a Fincantieri apoiou durante a parte do ciclo decrescente. Hoje, está melhor posicionado para aproveitar o novo ciclo de mercado que temos pela frente, no contexto da política industrial brasileira para construção naval, com foco crescente em reparos e manutenção, reformas e novas construções”, comentou Pierroberto Folgiero.
O Grupo Fincantieri tem mais de 230 anos de história e é uma das seis grandes estatais da Itália, chegando a ser responsável por 3% do PIB do país europeu. Com mais de 7 mil navios construídos a empresa é líder em todos os segmentos navais de alto valor agregado: navios de cruzeiro, embarcações de defesa e embarcações offshore especializadas.
Fornecedor exclusivo da Marinha Italiana e parceiro da Marinha dos EUA e de marinhas estrangeiras, ela emprega mais de 21 mil funcionários e gera cerca de 90 mil empregos em 18 instalações implantandas em quatro continentes.
Em fevereiro deste ano, a Fincantieri e a Edge, estatal dos Emirados Árabes e um dos principais grupos de tecnologia avançada e defesa do mundo, firmaram uma joint venture, avaliada em aproximadamente 30 bilhões de euros. O negócio aproveitará as oportunidades globais no setor de construção naval, concentrando-se na produção de diversas embarcações avançadas.
A VARD é uma empresa norueguesa de construção naval, que desde 2013 faz parte do Grupo Fincantieri. Com instalações de construção naval em diversos países do mundo, como por exemplo Romênia, Brasil e Vietnã, é uma das líderes mundiais em construção naval especializada para o mercado offshore.
A companhia também constrói navios especializados, balsas abastecidas de gás natural liquefeito (GNL), embarcações navais e barcos de patrulha da guarda costeira, navios de gás liquefeito de petróleo (GLP), embarcações de pesca e quebra-gelos, todos com presnalização específica para a necessidade de cada cliente.
Outras autoridades que também estiveram em Suape foram Alessandro Marchini e Claudio Cisilino, ambos sêniores staff Fincantieri; Amrit Bullard, VARD Group; Alessandro Lombardi, presidente da Piemonte Holding; Dianna Souza, VARD GROUP; e Walter Bombarda, do Estaleiro VARD Promar.
Leia mais: De 15 estaleiros desativados ou sem demanda, os 3 maiores estão no NE