Com movimentação de 7.391 TEUs (sigla para Unidade Equivalente a 20 Pés) com apenas uma embarcação, o Porto de Pecém atingiu um novo recorde de atividade em um único navio. O MSC Mariagrazia, que tem 366 metros de comprimento, navegou da República Dominicana até o porto cearense, e agora ruma para o Porto de Suape, em Pernambuco. O embarcadouro de Pecém tem previsão de receber mais dois navios desse porte até o fim deste ano.
O cargueiro atracou no Pecém na última sexta-feira (27) e passou apenas 49 horas no porto, partindo no domingo (29). Atuando como um HUB de conexão de transbordo durante a operação, o porto recebeu diversas cargas que ficarão no terminal até serem levadas a seus destinos.
“Pecém está estrategicamente localizado nessa rota, que vem inicialmente da Ásia e passa pela República Dominicana antes de chegar ao Brasil, sem restrições operacionais. Por isso, estão chegando progressivamente mais rápido ao Nordeste, com uma redução média de 10 dias no tempo de trânsito. Estamos em negociações para receber mais dois navios deste porte este ano”, declarou o diretor Comercial do Complexo do Pecém, André Magalhães.
André ainda acrescenta, explicando que a iniciativa traz benefícios não apenas econômicos para o Porto do Pecém, mas também logísticos e ambientais. “Em razão do seu tamanho, esses navios têm a capacidade de transportar uma quantidade significativamente maior de carga por viagem. Tal capacidade reduz o número de viagens necessárias para movimentar o mesmo volume de mercadorias, o que, por sua vez, diminui o consumo total de combustível, as emissões de CO2 por tonelada transportada e o congestionamento nos portos”.
Nesse curto período o ancoradouro conseguiu transportar 7.391 TEUs para o navio – um TEU representa o espaço ocupado por um contêiner de 20 pés de comprimento, 8 pés de largura e 8 pés de altura, com capacidade para cerca de 9 a 11 paletes – um número expressivo e que foi o suficiente para superar o recorde anterior de carga em uma única embarcação. Apenas nos oito primeiros meses de 2024, o Porto do Pecém já movimentou mais de 12 milhões de toneladas, um resultado 12% maior que o registrado no mesmo período do ano passado.
“Esses números mostram nossa capacidade, nossa eficiência e nossa excelência em realizar uma movimentação tão grandiosa em tão pouco tempo. Temos um time operacional muito forte e que demonstrou estar bem preparado para receber operações complexas como esta, que certamente é uma das maiores já registradas em todo o Brasil”, comentou Roberto de Castro, diretor de Operações do Complexo do Pecém.
Sobre o Porto de Pecém
Inaugurado em março de 2002 em São Gonçalo do Amarantes-CE, o Porto do Pecém é um terminal multicargas que movimenta granéis sólidos, granéis líquidos, contêineres e cargas em geral. No ano de 2023 atingiu sua movimentação recorde, com 482.930 TEUs no total, que foram equivalentes a 17,3 milhões de toneladas transportadas.
Dentro de seu complexo existem dez berços, três píers e mais de 16 mil armazéns, além da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) do Ceará, integrada ao complexo portuário, também estimula a produção de bens para exportação e atrai investimentos estrangeiros.
O porto se consolidou como um dos mais importantes terminais portuários do Brasil e da América Latina. Sua profundidade natural que permite a atracação de grandes navios e a localização estratégica próxima a importantes centros consumidores, foram fatores que o tornaram um grande hub logístico.
*Com informações do Governo do Ceará
Leia mais: Porto do Pecém: movimentação já cresceu 17,9% em 2024