Representantes das empresas instaladas no território do Complexo de Suape, autoridades do segmento corporativo, do setor público e stakeholders se reúnem nesta quarta-feira (25) no Suape Conecta 2024. No evento, a Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (ONU Comércio e Desenvolvimento) e o Observatório da Indústria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Pernambuco (Senai/PE) vão apresentar um relatório de viabilidade econômica do complexo portuário.
As instituições foram contratadas pela estatal portuária, para a produção do documento, que traz informações estratégicas para tomada de decisões e futuras projeções. Esse é o primeiro estudo aplicado em um complexo industrial portuário e tem por objetivo fornecer inteligência de mercado para promover a diversificação econômica, inovação e atrair investimentos significativos.
Intitulado “Revelando o Potencial de Suape: Caminhos Estratégicos para Complexidade Econômica e Competitividade Global”, o relatório apresenta dados essenciais para o desenvolvimento da região. “A lógica principal do estudo é oferecer a inteligência que o complexo precisa para saber, detalhadamente, o que é produzido na região e o que será necessário fazer para que essa riqueza venha a gerar mais frutos”, explica o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot. Um total de 140 produtos foram analisados, divididos em seis setores prioritários.
Ações de Suape
O relatório “Revelando o Potencial de Suape: Caminhos Estratégicos para Complexidade Econômica e Competitividade Global” é uma das ações desenvolvidas pelo núcleo de inteligência da estatal. O grupo mantém uma outra parceria com o Observatório da Indústria relacionada ao uso de data science e analytics para embasar as tomadas de decisões importantes por parte dos parceiros e o Gazelle.ai, plataforma de inteligência artificial que conecta o porto a tendências de mercados a nível global, auxiliando na antecipação das oportunidades de negócio.
Além dos integrantes da diretoria da estatal portuária e de representantes do Governo do Estado, estarão presentes no solenidade o chefe-executivo do Setor de Commodities da Organização das Nações Unidas, Clóvis Freire Júnior; a gerente de Pesquisa e Prospectiva do Observatório da Indústria do Senai-PE, Ana Paula Cruz; o chefe do Departamento de Inovação e Estratégia Industrial do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Maurício Neves; representes do setor industrial, da Academia e setores relacionados.
O Suape Conecta 2024 acontece na tarde desta quarta-feira (25), no auditório do Centro Administrativo da estatal, em Ipojuca.
Leia também:
PE terá 1ª fábrica de e-metanol do país, investimento de R$ 2 bi da European Energy
Grupo EQM será fornecedor de CO2 para produção de e-metanol em Suape