A Autoridade Portuária da Bahia (Codeba) e a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) celebraram acordo de cooperação técnica para promover avanços nas pesquisas do potencial do setor com foco na sustentabilidade e nas atividades econômicas em consonância com as premissas da Agenda ESG (sigla em inglês para gestão ambiental, social e de governança). O contrato tem duração de dois anos.
“Por meio deste acordo, vamos trabalhar em sinergia para desenvolver soluções logísticas sustentáveis que atendam às necessidades específicas do setor de mineração, garantindo mais competitividade e agilidade no escoamento da produção. E assim vamos atuar em todas as demais cadeias que escoam a produção pelos nossos portos, com o apoio do Iclei e de outros órgãos comprometidos com a sustentabilidade”, comentou o presidente da Autoridade Portuária da Bahia, Antonio Gobbo.
Atualmente, a Autoridade Portuária da Bahia é o único complexo público portuário filiado ao Iclei no Brasil e conta com a expertise da organização global, presente em cerca de 2.500 governos locais e regionais comprometidos com o meio ambiente, para tornar os três portos sob sua jurisdição (Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) exemplos de sustentabilidade no país, na América do Sul e no mundo.
Codeba no Iclei
Representantes do Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade, que se encontravam em Salvador para formalizar convênio com a Codeba, visando ações para o desenvolvimento urbano sustentável nos três atracadouros administrados pela companhia portuária, prestigiaram a solenidade, ocorrida na última quinta-feira, na área portuária da capital baiana.
Entre as ações previstas no acordo com a CBPM, estão previstos estudos para o aprimoramento do planejamento e fluxo de produtos e informações, associados a iniciativas que estimulem a melhoria da logística sustentável no setor minerário. Para o presidente da CBPM, Carlos Borel, esta parceria é essencial para fortalecer a infraestrutura logística e atrair novos investimentos para o setor mineral baiano.
“A colaboração com a Codeba possibilitará avanço significativo na eficiência das operações logísticas, beneficiando as empresas parceiras e a economia local. Estamos empenhados em criar um ambiente favorável para o crescimento sustentável da mineração”, afirmou Borel.
“Com a mudança de paradigmas empreendida pela gestão atual, não tenho dúvida de que os atracadouros vinculados à Autoridade Portuária da Bahia vão dar um salto qualitativo nas ações de sustentabilidade, elevando o setor portuário do estado a um patamar exemplar de desenvolvimento sustentável. Estamos aqui para ajudar no que for preciso, a fim de que resultados apareçam com a maior brevidade possível”, destacou o secretário-executivo do Iclei América do Sul, Rodrigo Perpétuo, que viajou à capital baiana acompanhado da representante institucional de Infraestrutura Portuária da organização global, Rafaella Viana.
“Nos tempos atuais, em que a emergência climática compõe a pauta de todo e qualquer projeto de desenvolvimento público e privado, é de vital importância o alinhamento prévio para que a cadeia econômica se desenvolva em harmonia com o meio ambiente e com o entorno populacional, a fim de que cada um posso dar sua contribuição para minimizar os catastróficos efeitos dos gases de efeito estufa, garantindo, assim, a sobrevivência do planeta”, pontuou Rafaella Viana.
Leia também: