Hub de veículos de Suape cresce 59% no primeiro semestre de 2023

De janeiro a junho, passaram pelo Porto de Suape 42.123 veículos

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Operação de embarque de veículos que está ocorrendo em Suape desde a quinta-feira (27). Foto: Divulgação/Suape

O hub de veículos do Porto de Suape registrou um crescimento de 59% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho, passaram pelo atracadouro pernambucano 42.123 unidades automobilísticas, em operações de exportação, importação e de transbordo, contra 26.542 no mesmo período de 2022. A atividade é importante porque impacta até a pauta de exportação de Pernambuco, produzindo mais riquezas no Estado.

Neste ano, o mês com maior registro de movimentação de veículos foi abril, com 11.707 unidades. Do dia 1º de julho até a manhã desta sexta-feira (28), a estimativa é de embarque e desembarque de 8.686 veículos, de marcas e tamanhos diversos, totalizando 7 grandes operações do tipo.

Duas destas movimentações foram realizadas nesta semana, contribuindo para a tendência de crescimento do setor em Suape. Na quinta-feira (27), o navio Opal Leader, de bandeira das Bahamas, embarcou 452 unidades com destino ao Porto de Santa Marta, no departamento de Magdalena, no litoral norte da Colômbia. Nesta sexta-feira (28), o Baltimore Highway, de bandeira panamenha, está movimentando, ao longo do dia, 1.420 unidades. Em seguida, parte em direção ao Porto de Cartagena, no departamento de Bolívar, também na costa colombiana e um dos principais destinos turísticos da América do Sul.

“É um setor em expansão, consolidando a posição estratégica do Porto de Suape na região e no continente americano. Parte desse volume de veículos provém das operações de transbordo de unidades fabricados na Argentina e no Uruguai e distribuídos para outros países a partir do nosso atracadouro. São muito boas as expectativas de crescimento do hub, principalmente com o uso de novas tecnologias e melhoria da infraestrutura dos pátios de veículos, visando à otimização das operações”, afirma o diretor-presidente de Suape, Marcio Guiot.

Inovação em Suape

Para garantir eficiência e agilidade nesse tipo de operação, estão sendo implantadas tecnologias inovadoras em Suape. Em abril passado, a estatal portuária aderiu à solução de Video Analytics conectada com 5G AS, para otimizar a logística nos pátios de veículos do porto. A bem-sucedida iniciativa aconteceu em parceria com a Embratel/Claro e a Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários.

“Vamos aprimorar, cada vez mais, esse tipo de movimentação, oferecendo agilidade, segurança e eficiência às operações. Consequentemente, isso vai ampliar os números do hub de veículos, consolidando Suape como porto estratégico para o transporte de veículos para outros Estados e países”, ressalta o diretor interino de Desenvolvimento e Gestão Portuária, Felipe Fonseca. Ele enfatiza que Suape dispõe de três pátios públicos para o armazenamento de automóveis e capacidade de movimentação anual de 250 mil carros.

A localização estratégica e a infraestrutura do porto estão atraindo cada vez mais players que atuam na exportação, importação e operação de transbordo de automóveis de fabricantes diversos.

Leia também

A conclusão da Transnordestina poderia viabilizar uma siderúrgica em Suape

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias