As três cidades que lideraram o aluguel de galpões logísticos no Nordeste têm uma central ou franquia de grandes players do e-commerce. O município de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (CE), liderou o maior número de locações, com uma absorção de área bruta de 28 mil metros quadrados, segundo informações da versão prévia do relatório da empresa Newmark, que faz este acompanhamento em todo o Brasil. O relatório completo sobre o assunto será lançado no final deste mês.
Entre as cidades nordestinas, a segunda posição ficou com Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador (BA), que registrou absorção de 9,7 mil m² de locação destes espaços. E em terceiro lugar, Feira de Santana, também na Bahia, com mais 7,5 mil m² de área locada – neste último caso, a maior parte para o Mercado Livre.
Itaitinga e Simões Filho têm centrais de distribuição da Amazon e distribuem as mercadorias para, respectivamente, as regiões metropolitanas de Fortaleza e Salvador. Com a finalidade de avaliar o mercado de locações e renovações em galpões logísticos, a prévia do relatório da Newmark apontou que os destaques no Nordeste foram os Estados do Ceará e da Bahia impactados pelo e-commerce no quarto trimestre de 2024. Pernambuco não teve aumento expressivo de locações no período analisado.
A presença dos grandes players do e-commerce corrobora que a diversificação geográfica do segmento se mantém presente, segundo os técnicos responsáveis pelo estudo. “A descentralização vem por parte, principalmente, do e-commerce, a fim de garantir agilidade de entrega também nestes importantes centros consumidores do país”, explica a diretora de Pesquisa e Inteligência de Mercado da Newmark, Mariana Hanania, se referindo também às grandes cidades do Sul, Sudeste e Nordeste.
A maior parte das transações do trimestre cujos ocupantes foram divulgados envolveu empresas do setor industrial, serviços e comércio. Geralmente, a locação de galpões logísticos aumenta quando o comércio aquece e também contribui para o aumento de encomendas à indústria.
Comportamento da locação de galpões no Brasil
Até o momento a absorção bruta da área dos galpões logísticos atingiu cerca de 757 mil de m² de galpões locados e renovados para estocagem e distribuição de produtos, o que resulta em um resultado acumulado no ano de 4,5 milhões de m².
O estado responsável pelo maior volume de transações neste quarto trimestre foi São Paulo, seguido por Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. “Ainda que a predominância das transações computadas até então neste trimestre esteja na região Sudeste, destacamos também a diversificação da demanda pelo Sul e Nordeste”, disse Mariana.
*Com informações da Newmark
Leia também
Pernambucanos terão desconto de até R$ 46 na conta de luz em janeiro
Sudene libera R$ 400 milhões para obras da Transnordestina cearense