Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Cerveja alagoana leva medalha de prata em concurso mundial nos EUA

Mandacaru Atômico, rótulo da cervejaria Caatinga Rocks, foi uma das três brasileiras e a única do Norte-Nordeste premiada no World Beer Cup
Cerveja Mandacaru Atômico
Produzida com malte alemão, lúpulo americano e cacto, cerveja alagoana ganhou medalha de prata em copa do mundo de cervejas Crédito: Caatinga Rocks

Imagine misturar lúpulo americano, malte alemão e cacto em uma cerveja. A combinação com um toque para lá de nordestino garantiu à cervejaria de Maceió, Caatinga Rocks, uma medalha de prata no maior concurso de bebidas do mundo, o World Beer Cup. O rótulo foi o único do Norte-Nordeste premiado na edição.

A premiação aconteceu em Las Vegas, no estado norte-americano de Nevada, na última quarta-feira (24) e contou com a participação de mais de 9.300 inscrições, que representaram 2.060 cervejarias de 50 países. A “Copa do Mundo” da cerveja é organizada pela Brewers Association, uma organização sem fins lucrativos.

Para avaliar os milhares de rótulos inscritos, a competição contou com um painel de 280 juízes de 37 países. A cerveja alagoana Mandacaru Atômico levou a medalha de prata da categoria Specialty Berliner-Style Weisse. O nome da categoria remete ao estilo de cerveja Berliner Weisse, um típico e raro tipo de cerveja produzido em Berlim, na Alemanha, que se caracteriza por serem secas e ácidas.

A cerveja alagoana é inspirada na flora do Sertão e mistura cactáceas de Alagoas aos demais ingredientes de sua base: malte alemão e lúpulo americano.

Pelas redes sociais, Rafael Leal, um dos sócios da Caatinga Rocks, disse estar muito feliz com o prêmio e agradeceu o apoio para que o produto produzido em Maceió ganhasse relevância internacional.

- Publicidade -

“Temos que agradecer o apoio da Abracerva [Associação Brasileira de Cerveja Artesanal], que foi fundamental para chegarmos nesse campeonato, desde as etapas regionais da copa da Abraserva até a etapa final, onde ganhamos medalha de ouro e nos fez chegar no World Beer Cup. Estamos muito felizes com essa conquista”, disse.

Sabores do Brasil no copo

Fundada em 2017 pelos irmãos Marcus e Rafael Leal, a Caatinga Rocks possui em sua essência a fusão de ingredientes e sabores típicos da cultura nordestina. De homenagens aos times alagoanos CSA e CRB, passando pelo Rio São Francisco e Zumbi dos Palmares, os rótulos produzidos combinam sabores improváveis, como café, mandioca, chocolate, amêndoas, caju, seriguela, carambola, graviola, goiaba, mel e um extenso repertório aos já tradicionais malte, cevada e lúpulo, que são ingredientes de base para a maioria das cervejas produzidas mundo afora.

A Caatinga Rocks já venceu premiações importantes no Brasil, como a Copa de Cerveja, realizado em Porto Alegre, e o Concurso Brasileiro de Cervejas, ocorrido em Blumenau.

Cervejas para todos os gostos

Outras cervejas brasileiras também foram premiadas no evento. A Brew Center Cervejas Especiais, de São Paulo, levou medalha de ouro na categoria Old Ale or Strong Ale, com a cerveja St. Patrick’s Old Ale e a prata na categoria British-Style Imperial Stout, com o rótulo Saint Patrick’s Imperial Stout.

World Cup Beer
Quatro rótulos brasileiros foram premiados em edição de 2024 da World Cup Beer Crédito: World Cup Beer

A cervejaria Suricato, de Porto Alegre, levou a medalha de ouro na categoria Contemporary Gose, com a cerveja Suricato.

Os estilos Old Ale e Strong Ale representam cervejas de alta fermentação, que podem ser bebidas com aromas e sabores gerados pelo tempo de guarda (Old) e fortes (Strong), com maltes marcantes, característicos da escola cervejeira belga.

Já o estilo Gose é oriundo da Alemanha e curiosamente com características ácidas e salgadas. Seu nome é atribuído ao riacho Gose, que corta a cidade de Goslar, uma histórica cidade medieval da Baixa Saxônia. Na sua composição original, leva malte, trigo e sementes de coentro, o que garante o diferencial no seu sabor.

Para saber mais, acesse nosso site

Leia mais: Pizzaria alagoana é única do NE no top 50 da América Latina

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -