Flexpag amplia base no Recife para expandir a Serasa Experian no NE

Desenvolvedora pernambucana de sistemas de pagamentos digitais, a Flexpag incorporada pela multinacional irlandesa inaugura novo escritório de operações no Recife, saindo do Porto Digital para o bairro da Ilha do Leite
A Serasa foi criada por grandes bancos brasileiros em 1968 e vendida para o grupo irlandês Experian em 2007
A Serasa foi criada por grandes bancos brasileiros em 1968 e vendida para o grupo irlandês Experian em 2007, que passou a adquirir fintechs como a Flexpag para ampliar atuação no país. Foto: Divulgação

Após sua aquisição pela Serasa Experian em agosto do ano passado, a Flexpag inicia uma nova fase com a inauguração de seu novo escritório de operações no Recife, reforçando a presença estratégica no Nordeste. A região representa 25% dos acordos de todo o país firmados para reduzir inadimplência de empresas parceiras dos setores de energia, água/saneamento, gás natural, telecom, educação, além de governos e Detrans.

Um dos maiores hubs de soluções de meios de pagamento do país especializados em companhias governamentais e de infraestrutura, a Flexpag sai do coração do Porto Digital, onde surgiu em 2012, para o Empresarial Charles Darwin, no bairro Ilha do Leite. Um novo espaço para atender às demandas crescentes do mercado nordestino de utilities.

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Para a Serasa e a Flexpag, a mudança sinaliza o compromisso de ambas as empresas em promover um relacionamento mais próximo com as concessionárias de energia, água e saneamento, gás natural e telecomunicações, assim como representantes governamentais e Detrans. O novo espaço foi projetado para facilitar o acesso de potenciais clientes, além de oferecer um ambiente de trabalho mais colaborativo para os funcionários.

Para a Serasa Experian, líder em soluções de inteligência para análise de riscos e oportunidades, a aquisição da Flexpag aproximou mais a companhia do Nordeste. O primeiro fechamento de ano fiscal após a fusão revela resultados promissores, com 444 mil acordos de dívidas de contas básicas efetivados nos últimos 12 meses.

Destes, 25% foram gerados na região Nordeste, demonstrando a relevância e confiabilidade da marca, especialmente em Pernambuco, a “terra natal da Flexpag. “A integração das empresas ampliou as opções de soluções para o mercado de utilities, proporcionando jornadas de pagamento mais eficientes tanto para consumidores adimplentes quanto para negativados”, observa Carolina Souza, consultora de Novos Negócios da Serasa.

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“Agora, estamos aptos a abordar desde a digitalização do consumidor pontual até a oferta de condições vantajosas para usuários em situação de inadimplência”, complementa Matheus Moura, diretor da Serasa.

Solução digital criada pela Flexpag

Com a incorporação da Flexpag, os mais de 80 milhões de brasileiros que utilizam as soluções da Serasa Experian passaram a utilizar um serviço inovador criado pela startup surgida no maior parque tecnológico urbano e aberto do Brasil, o Porto Digital recifense.

O “Minhas Contas” é uma central de pagamentos que permite ao consumidor visualizar todas as suas contas a vencer ou já vencidas dentro de um aplicativo. A tecnologia pioneira desenvolvida no Recife despertou o interesse da Serasa, que já havia adquirido oito fintechs anteriormente

A Serasa oferece um ecossistema completo voltado para aprimorar a saúde financeira da população por meio de produtos e serviços digitais. Desenvolvida pela Flexpag, a tecnologia é integrada e customizada para atender os canais web (agência virtual), POS, Totem, aplicativo, chatbot e link de pagamento.

Empresarial Charles Darwin, Ilha do Leite, Recife
Criada na área do Porto Digital, no Bairro do Recife, em 2012, a Flexpag se transferiu para empresarial situado no bairro da Ilha do Leite, que abriga o Polo Médico recifense. Foto: Divulgação

Sobre a Flexpag

A Flexpag teve início em 2021 como uma fintech (financial technology) de pagamentos digitais e, dois anos depois, obteve regulamentação do Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abesc). Em 2021, com a entrada do Pix, passou a oferecer mais serviços e créditos parcelados neste sistema no mercado de utilities.

O Flexpay, sistema que permite que pequenos negócios, como farmácias, supermercados, padarias, e outros estabelecimentos comerciais, sejam pontos de pagamentos de contas de consumo básicas, teve início em 2022.

A ampliação do ecossistema atendido pela solução permite a oferta de outros serviços, como pagamentos via cartão e Pix, recarga para celular, recargas de serviços streaming (Netflix), Uber e bilhetes de transporte público, além dos serviços prestados pelas distribuidoras, como solicitações de troca de endereço, nova ligação, religação, atualização cadastral e desligamento.

O sistema despertou o interesse da Neonergia, que iniciou a implantação do “Neopay” na suas cinco distibuidoras no país (Neoenergia Pernambuco, Neoenergia Cosern, Neoenergia Elektro, Neoenergia Brasília e Neoenergia Coelba), transformando mais de 3 mil pontos de arrecadação em agentes credenciados.

Incorporada à Serasa Experian, a fintech atua em 17 estados do Brasil e oferece plataformas para que as empresas de contas de consumo capturem, processem, conciliem e monitorem processos de arrecadação em tempo real realizados por meios eletrônicos de pagamento.

Leia mais: Fundada em 2019, fintech do Recife já alcança R$ 3 bi em transações

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