A pandemia do Covid-19 foi devastadora para a maioria dos setores econômicos. Dada a imprevisibilidade dos acontecimentos e o impacto do fechamento da economia em benefício das medidas sanitárias necessárias, muitos empresários viram seus negócios falirem e precisaram se reinventar. Dos grandes fabricantes aos pequenos prestadores de serviço, saiu-se melhor quem conseguiu se adaptar ao momento e buscar soluções demandadas pelo mercado. Na indústria têxtil não foi diferente. E muitas das soluções atualmente utilizadas no setor no Brasil saíram da criatividade de empreendedores do Polo Têxtil do Agreste de Pernambuco.
É o caso da empresa Faz Agilizar, de Lady Lima e Welitton Alves – um catálogo digital programado para processar pedidos, de forma organizada, através do aplicativo WhatsApp. O sistema pode ser utilizado tanto para o atacado, quanto para o varejo, facilitando e agilizando o processamento das vendas.
“A gente trabalhava com materiais gráficos e durante a pandemia precisou se reinventar. Criamos a Faz Agilizar após percebermos a demanda de antigos clientes, que não conseguiam processar todos os pedidos registrados no aplicativo de mensagens. A gente fez uma pesquisa para saber se um programa que facilitasse a vida deles teria aceitação e criamos a Faz Agilizar já com as primeiras vendas acertadas”, explica uma das sócias, Lady Lima.
A plataforma atende a todas as questões exigidas pelo e-commerce, inclusive a escolha do vendedor, com ajuste automático dos valores das peças para o atacado e o varejo. O sistema gera relatórios de vendas, que incluem informações sobre os pedidos e o estoque, além de fazer a gestão dos clientes (leads) para e-mail marketing.
“O catálogo digital inclui fotos, opções de cores, modas, processa o pedido e já planeja a forma de entrega – Correios, retirada em loja e também a possibilidade de entrega em excursões – algo comum para quem trabalha com confecções. A partir de um valor mínimo de peças, ou de volume de vendas determinado pelo comerciante, a ferramenta faz a conversão do varejo para o atacado automaticamente, emitindo relatório de vendas, posição do estoque e outras opções que inicialmente foram sugeridas pelos próprios clientes”, conta Welliton Alves, lembrando que a startup foi criada num momento de apreensão, em 2020, quando ele e Lady viram a produção dos materiais gráficos simplesmente zerar com o fechamento dos negócios por conta do avanço do novo coronavírus.
O aplicativo fez sucesso no boca a boca dos clientes – que foram contando as vantagens do uso da ferramenta para outras pessoas – e hoje em dia a Faz Agilizar está presente em Pernambuco e em outros 12 estados do Brasil. “O nosso diferencial é um atendimento personalizado. A gente trabalha com dois modelos de contratação, mensalidade ou anuidade, e damos suporte individual para cada cliente”, completa Alves.
Consultoria focada em pequenas empresas de confecção
Outra iniciativa que nasceu na cidade de Caruaru, desenvolvida por duas designers formadas no Campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), é a Line Ateliê Criativo. As sócias Jéssica Souza e Aurijanne Arruda realizam uma consultoria completa para negócios de moda, inclusive para quem tem apenas a ideia de criar um empreendimento, mas não sabe exatamente que passos seguir para colocar o desejo em prática.
“A gente percebeu que existem muitas pessoas que querem empreender na área de moda, mas não sabem como começar. Às vezes a pessoa tem uma ideia inicial, mas ainda não é um produto definido, outras vezes não tem uma marca, ou tem uma ideia e não sabe criar uma coleção. A gente ajuda em todas as etapas, ou numa etapa específica, de acordo com a necessidade de cada cliente”, explica Jéssica Souza.
A empresa oferece desde orientações iniciais, como criação da marca, encontrar um produto foco, até questões mais específica, como gestão de coleções, gestão empresarial e modelagem. Elas também oferecem cursos e capacitam os interessados em todas as etapas de gestão de uma empresa de moda.
“Muitas empresas que atuam na área de moda são familiares. Aqui no Agreste temos muitas nesse modelo de gestão. Assim, criamos um sistema personalizado de consultoria, que se adapta exatamente à necessidade da pessoa e da empresa. Num prazo de cinco ou seis meses é possível desenvolver uma marca e também temos clientes com demandas bem pontuais. A gente atende de acordo com a necessidade”, completa Aurijanne Arruda.
As consultoras da Line Ateliê Criativo iniciaram a empresa a partir de um programa de aceleração com 10 semanas de duração realizado pelo Armazém da Criatividade do Porto Digital em Caruaru – junto com outras startups de negócios para a indústria têxtil e de confecções. “A partir desse programa começamos a colocar em prática a nossa ideia e hoje temos clientes em todas as regiões do Brasil”, conta Jéssica Souza.
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