Wine Concept Brasil tropicaliza vinhos portugueses para agradar brasileiros

Importadora também investe em vinhos com marcas próprias. Os rótulos Mar Salgado e Soldado são produzidas exclusivamente para o consumidor nacional

Por Patrícia Raposo

A Wine Concept Brasil resolveu tropicalizar vinhos portugueses para vender mais no mercado nacional. Aproveitando a veia criativa do sócio da importadora, o publicitário pernambucano Tavinho Vieira, mudou rótulos e criou até marca própria. A importadora, braço da Wine Concept Portugal, com sede em Lisboa, fez parceria com a vinícola portuguesa Abegoaria, que produzirá inicialmente dois rótulos que levam a marca Wine, o Soldado e o Mar Salgado.

- Publicidade -
vinhos
Vinho Soldado/Foto: divulgação Wine Concept Brasil

O primeiro rótulo, como o nome sugere, é um vinho de combate, destinado a atrair novos consumidores ao mundo dos vinhos. O segundo, é voltado para aqueles apreciadores que estão num patamar do consumo mais elevado da bebida.

Coube à Wine Concept Brasil – e aí entra a expertise de Vieira – desenhar os rótulos, escolher os nomes e definir o posicionamento de mercado dos vinhos. “Fizemos rótulos com apelo português, que se identificam com o brasileiro”, explica.

Essa preocupação com a forma com que o brasileiro acolhe os vinhos portugueses, inclusive, levou a Wine a sugerir à vinícola Abegoaria novo rotulo para um vinho que já vinha sendo comercializado no Brasil,  o Castelo de Pias. “Foi uma primeira interferência nos rótulos que comercializamos no Brasil”, conta Vieira.

- Publicidade -

Com a mudança, as vendas deram um salto de quase 50%. “Percebemos que muita coisa do mundo dos vinhos de Portugal só funciona no Brasil para um público muito restrito. Ao mudar o rótulo, conseguimos alcançar um público maior”, explica Vieira, que pensa em alterações em outros produtos.

Mas agora, a prioridade é fortalecer as duas marcas próprias no Brasil. A estratégia, porém, envolve vender esses mesmos produtos no mercado interno português. “Entendemos que o vinho consumido pelo brasileiro precisa ser aceito pelos portugueses para que a marca possa ter reconhecimento”, disse Tavinho.

Cinco novos rótulos de vinhos

A linha Mar Salgado conta com três rótulos: Mar Salgado Branco, Mar Salgado Rosé e Mar Salgado Tinto. Já a linha Soldado possui dois rótulos: Soldado Branco e Soldado Tinto. “São vinhos leves, daqueles que podemos beber em qualquer ocasião. Rótulos que agradam o paladar de quem está começando a apreciar a bebida e daqueles que já são consumidores de vinhos há um tempo. Esses vinhos são o início de uma nova expansão da WCB e que irá surpreender todo o mercado”, celebra Vieira.

vinho
Vinho Salgado/Foto: divulgação Wine Concept Brasil

Para Vieira, os brasileiros estão se apaixonando pelo mundo dos vinhos. “Isso nos dá expectativa de conquistar cada vez mais clientes. Por isso, queremos entrar no mercado com vinhos portugueses elaborados especialmente para os brasileiros. Rótulos que são perfeitos para dias na praia, na piscina e no campo”, afirma Tavinho Vieira. A Wine espera vender cerca entre 80 mil e 100 mil garrafas no conjunto de rótulos ao longo de 2022.


Leia também – Nova fronteira vitivinícola surge em Pernambuco

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -