Material de construção: Saint-Gobain investe R$ 70 mi

Ampliada pela última vez em 2012, a Brasilit passa por mais uma expansão no Recife, com o objetivo de aumentar a capacidade e manter a marca entre as líderes em material de construção no Nordeste

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email
Diretor Renato Holzeim destaca evolução constante Saint-Gobain em material de construção
Renato Holzeim destaca evolução constante dos negócios da Saint-Gobain em material de construção e louças sanitárias/Foto: Saint-Gobain (Divulgação)

O Grupo Saint-Gobain, de material de construção e louças sanitárias, acaba de colocar em operação sua nova linha na fábrica da marca Brasilit, no Recife (PE). O projeto, que recebeu investimentos de R$ 70 milhões, foi destinado à ampliação, em 50%, da capacidade produtiva de manufaturas em produtos de fibrocimento.

De acordo com o grupo, o objetivo da expansão, que vai gerar 50 novos empregos diretos, é “atender ainda melhor e com mais agilidade e proximidade à região Nordeste”. Além do aumento de capacidade, o investimento contemplou também a sustentabilidade, o que incluiu melhoria de eficiência energética da planta, visando redução nas emissões de CO2 da unidade, e incremento do reuso de água.

Brasilit: da crise ao rebranding

No passado, a marca Brasilit sofreu dano reputacional grave no Brasil e enfrentou ações judiciais devido à produção de telhas de amianto, material associado a casos de câncer. Desde a década de 2000, no entanto, a Saint-Gobain empreende um esforço de marca e inovação para tornar a Brasilit e os outros negócios do grupo referências no mercado, com foco em alta tecnologia e meio ambiente.

Uma das prioridades neste sentido, foi a substituição do fibrocimento cancerígeno pela tecnologia CRFS (cimento reforçado com fio sintético de polipropileno), sem amianto, resultado de investimentos pesados em pesquisa e técnicas de produção.

Além disso, as unidades fabris da Brasilit, entre elas a de Pernambuco, inaugurada em 1949, seguem atualmente o modelo do grupo, adotando o conceito de manufatura 4.0 – com 100% dos operadores totalmente conectados numa rede interna – e processos de melhoria contínua na área ambiental e de saúde.

Material de construção: Brasilit amplia a capacidade de unidade no Recife em 50%
Brasilit, referência nacional em material de construção, acaba de ampliar capacidade de fábrica no Recife em 50%/Foto: Saint-Gobain (Divulgação)

Evolução em material de construção

Diretor Geral da Saint-Gobain Produtos Para Construção, Renato Holzeim destaca os impactos da nova ampliação da Brasilit Recife, após a expansão concluída em 2012. “Esse avanço traduz o DNA do grupo que há quase 360 anos está em constante evolução para atender as necessidades do setor, buscando sempre oferecer um portfólio completo e de excelência”, ressalta.

“Temos muito orgulho em trazer maior avanço para o estado e para Recife, principalmente para o bairro da Várzea, que hoje já é conhecido como o famoso bairro Brasilit”, acrescenta.

Com esse projeto, a Saint Gobain espera que a marca Brasilit ganhe ainda mais destaque na produção nacional em telhas de fibrocimento e soluções leves e sustentáveis de construção a seco de paredes, pisos e fachadas.

Em sua estratégia para manter a Brasilit entre as líderes do mercado brasileiro, a Saint Gobain também inaugurou, em abril passado, sua mais nova fábrica, localizada em Abadiânia (GO). A unidade, que recebeu investimentos de R$ 100 milhões, tem capacidade para 100 mil toneladas de produtos/ano e gera 200 empregos, entre diretos e indiretos.

Quem é a Brasilit no mercado de material de construção?

Fundada em 1939 e pioneira em fibrocimento no país, a Brasilit é referência nacional no setor de material de construção. Reconhecida pela qualidade e inovação em soluções para cobertura e construção industrializada, a marca, além das fábricas no Recife e Abadiânia, conta com unidades fabris em Belém (PA), Capivari (SP), Esteio (RS) e Jacareí (SP). Esse parque fabril atende ao mercado interno e exporta parte da produção para diversos países.

Saiba mais sobre a Saint-Gobain

Líder global em construção leve e sustentável, a francesa Saint-Gobain projeta, fábrica e distribui materiais e serviços para os mercados de construção e indústria. O grupo, que faturou € 44,2 bilhões em 2021, emprega 167 mil pessoas em operações localizadas em 76 países. No Brasil, o grupo possui 59 fábricas, 52 centros de distribuição, 3 mineradoras, 78 lojas, 6 escritórios e 1 centro de pesquisa e desenvolvimento.

A divisão Saint-Gobain Produtos Para Construção no Brasil reúne em seu portfólio cinco marcas – Quartzolit, Brasilit, Placo, Isover e Ecophon – que fornecem soluções completas para todas as necessidades construtivas, da fundação ao telhado.

Leia mais sobre material de construção

4º Ecomac Nordeste reúne empresários do setor de materiais de construção

Indústria do cimento tem queda de 5,7% no NE no 1º trimestre

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias

Recife

Doações de brinquedos na Ferreira Costa

No mês das crianças, o Home Center Ferreira Costa está recebendo brinquedos e livros infantis em bom estado para doação a Instituições parceiras.    A campanha pretende incentivar a brincadeira

Leia mais »