A multinacional PepsiCo anunciou, nesta terça-feira, o plano de expandir em cerca de 30% a capacidade produtiva de snacks na fábrica de Cabo de Santo Agostinho, a 34 km de Recife. O anúncio faz parte da comemoração dos 70 anos de sua presença no Brasil. As obras na planta já começaram e têm a previsão de serem concluídas em maio de 2024. Com 10 mil quilômetros quadrados de área construída, a expectativa é que a unidade gere até 300 novos empregos diretos e indiretos.
“A região Nordeste é estratégica para a PepsiCo e temos investido continuamente nela. Prova disso é que nossa capacidade produtiva nos últimos 4 anos aumentou em mais de 50%, incluindo a implementação da nova linha da marca Torcida”, afirma o diretor de Operações da PepsiCo Brasil, Marcelo Zanetti. Ele não revelou o valor do investimento a ser realizado.
A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), visitou, na tarde desta terça-feira (26), a fábrica do Cabo de Santo Agostinho – uma das 8 fábricas da PepsiCo no Brasil – para conhecer os planos da companhia para 2024. “Grandes empresas como a PepsiCo mudam a realidade das famílias do nosso estado por abrir oportunidades de emprego e renda para a população, além de impactar positivamente outros campos como a capacitação constante dos trabalhadores, o envolvimento da comunidade em práticas positivas para o meio ambiente e o olhar para o futuro com o desenvolvimento de novas culturas”, disse a chefe do Executivo.
A nova linha a ser inaugurada pela PepsiCo, no Cabo de Santo Agostinho, vai atender à produção dos salgadinhos das marcas Cheetos, Torcida, Cebolitos e Fandangos.
A presença da PepsiCo em Pernambuco
A companhia é responsável por quase 700 empregos diretos em Pernambuco. A empresa também compra de coco in natura de mais de 80% dos produtores do Vale do São Francisco. Além da unidade no Cabo de Santo Agostinho, a companhia possui outra fábrica que produz Kero Coco, localizada em Petrolina, e duas fazendas de produção de coco na mesma cidade, sendo as únicas próprias da companhia no mundo. O estado é responsável por 100% da produção nacional de água de coco da companhia.
Essas fazendas de Petrolina abrigam ainda o projeto piloto de Consórcio Coco-Cacau, que tem a finalidade de ampliar as práticas de agricultura regenerativa da companhia, com a redução de emissões de gases de efeito estufa, aumento da saúde do solo e sustentabilidade econômica. O projeto também permite que o solo deixe de ter a monocultura de coco-verde e passe a ter um plantio diversificado, embora de modo experimental. O cultivo de cacau exige um sombreamento que os coqueiros já oferecem, então o consórcio dessas duas culturas permite ganhos em sustentabilidade; com a otimização do uso da terra, da água e dos insumos agrícolas.
A iniciativa contribui ainda para a geração de renda dos produtores de coco da região, a maioria de pequenos agricultores familiares, em cerca de 60%, a partir da adesão ao modelo de plantio da nova cultura.
Em 2022, a PepsiCo registrou mais de US$ 86 bilhões em receita líquida, impulsionada por um portfólio com uma ampla variedade de alimentos e bebidas para diversas ocasiões de consumo, incluindo marcas como Pepsi, Gatorade, Quaker, Lay’s, Doritos, Ruffles, Cheetos, Torcida, Kero Coco, H2OH! e Toddy, entre outros.
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