Gerdau garante palco 100% reciclável ao Rock in Rio

A escolha da Gerdau como o aço oficial do Rock in Rio levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, o que torna o aço da empresa um produto com intensidade carbônica menor que a média do setor.

Após dois anos de pandemia, o Rock in Rio volta a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro com um palco que será totalmente reciclável. Numa parceria com a Gerdau, o evento terá seu palco principal feito em aço, com estrutura reutilizada.

O Palco Mundo, a principal e a maior estrutura para os shows do festival, foi apresentado nesta sexta-feira (06) pela organização do evento. “Cada vez a gente mostra que é possível sonhar grande e fazer acontecer. Esse palco é mais um exemplo disso. A gente entende que nossa história vai inspirar a de outras pessoas. É essa história que a gente quer contar”, diz o CEO Rock In Rio, Luís Justo. 

- Publicidade -
Rock in Rio
Palco Mundo do Rock in Rio: Gerdeu presente/Foto: Alexandre Macieira

Ele destaca que garantir a sustentabilidade e envolver todos os parceiros nessa política é uma das metas fixadas pelo festival. Avançar nesta pauta foi possível porque a Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aço, comprou a ideia.

Segundo o CEO da Gerdau, Gustavo Werneck, a sustentabilidade é também uma preocupação da empresa. “Temos que implantar ações o mais rápido possível, para que possamos continuar usando recursos que existem no planeta e deixar para as gerações que vêm depois de nós”, afirma

Werneck e Justo participaram, hoje de manhã, de entrevista para detalhar a parceria no festival. No Palco Mundo, segundo informaram, serão usadas aproximadamente 200 toneladas de aço, o equivalente à fabricação de 200 carros. O palco terá 30 metros de altura, similar a um prédio de dez andares, e 104 metros de largura, equivalente a duas piscinas olímpicas – a maior estrutura já feita desde a primeira edição, em 1985.

- Publicidade -

Gerdau, a maior recicladora

A escolha da Gerdau, como o aço oficial do Rock in Rio levou em conta aspectos de sustentabilidade e inovação. A Gerdau é a maior recicladora de sucata metálica da América Latina, o que torna o aço da empresa um produto com intensidade carbônica menor que a média do setor.

A empresa informou que além do aspecto ambiental, o processo de reciclagem inclui milhares de cooperativas e pessoas em sua cadeia de geração de renda. Do ponto de vista de inovação, o aço da Gerdau é um produto versátil, flexível e com características perfeitas para uma construção rápida, ágil, segura e com estética futurista.

A parceria com o festival vai ao encontro da grande transformação que a Gerdau vem passando nos últimos anos, buscando ser parte das soluções aos dilemas e desafios da sociedade. O aço é um material 100% reciclável, que pode ser reciclado infinitas vezes sem perder suas propriedades.

“Estamos muito orgulhosos de levar o aço da Gerdau ao maior festival de música e entretenimento do planeta. O mesmo aço que gera milhares de empregos, recicla mais de 11 milhões de toneladas de sucata e proporciona soluções de mobilidade e construção dará palco para alguns dos maiores artistas do mundo, levando esperança e alegria para as milhares de pessoas que acompanham o festival. Essa parceria com o Rock in Rio, que vai muito além do aço, unindo tecnologia e conhecimentos, reforça o processo de modernização e inovação pelo qual a Gerdau tem passado”, afirma o CEO da Gerdau. 

Gerdeu
Gerdau é a maior recicladora da América Latina/Foto: divulgação Gerdau

 A reciclagem tem efeitos positivos na mitigação das mudanças climáticas: poupa recursos naturais, reduz o consumo de energia e a emissão de gases de efeito estufa. Atualmente, a Gerdau, que tem 73% de sua produção oriunda da reciclagem de sucata metálica, possui uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa, de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global de seu setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço, segundo os dados de 2020 divulgados pela World Steel Association (worldsteel).

Em 2031, as emissões de carbono da companhia vão diminuir para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. A empresa também assumiu a ambição de ser carbono neutro em 2050.

Rock in Rio

Rock In Rio será nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro. Irão se apresentar no Palco Mundo artistas brasileiros e internacionais como Iron Maiden, Dream Theater, Sepultura, Post Malone, Jason Derulo, Marshmello,  Alok, Justin Bieber, Demi Lovato, Migos, Iza, Guns N ’Roses, Måneskin, The Offspring, CPM 22, Green Day, Fall Out Boy, Billy Idol, Capital Inicial, Coldplay, Camila Cabello, Bastille,  Djavan, Dua Lipa, Megan Thee Stallion, Rita Ora e Ivete Sangalo. Os ingressos estão esgotados. 

Perguntado sobre possibilidade de manifestações políticas no evento, a exemplo do que ocorreu no Festival Lollapalooza, em São Paulo, em março deste ano, Justo ressaltou que a organização não tem nenhum posicionamento partidário. De acordo com o CEO, o Rock In Rio “nunca teve e nunca terá nenhum tipo de posicionamento político”. Isto, no entanto, segundo ele, “não impede que pessoas tenham posicionamentos, [sejam] artistas ou público. É inerente à democracia e sempre esteve presente na história do festival”. 

Desde 1985, o Rock in Rio teve 20 edições, no Rio de Janeiro e em outras cidades do mundo, como Lisboa, Portugal, Madrid, na Espanha, e Las Vegas, nos Estados Unidos, com apresentação de mais de 2,3 mil artistas e 10,2 milhões de pessoas na plateia além de 12 milhões de fãs online

A primeira edição do Rock In Rio foi em 1985, quando o país passava por transformações e saía de longo período de ditadura militar, desde 1964. Segundo Justo, a expectativa é que o festival deste ano, depois de dois anos de pandemia, tenha clima semelhante ao primeiro. “A gente vai estar preparado para a euforia”, diz.

*Com informações da Agência Brasil

Leia também:

BNDES lança machfunding para projetos de saneamento em escolas do NE

CESAR Summer Job abre inscrições para candidatos de todo Brasil

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -