Programa leva transformação digital para indústrias têxteis do Recife

Com o objetivo de identificar entraves e aumentar a disponibilidade e a produtividade das linhas de produção dessas empresas, o programa Confecção 4.0 – Inovar para crescer.

Um programa desenvolvido pelo SENAI-PE, em parceria com a Agência de Desenvolvimento de Pernambuco (ADEPE) e o SEBRAE-PE, pretende impulsionar a competitividade das indústrias da confecção localizadas na Região Metropolitana do Recife. Levantamento do SEBRAE-PE indica que a RMR reúne cerca de 25% dos pequenos negócios de confecções de Pernambuco, concentrados, principalmente, no município do Paulista.

indústria têxtil
Foto: Alex Matos/Agreste Tex/Divulgação

Com o objetivo de identificar entraves e aumentar a disponibilidade e a produtividade das linhas de produção dessas empresas, o programa Confecção 4.0 – Inovar para crescer irá levar tecnologias da indústria 4.0 e consultorias focadas em lean manufacturing –  sistema de gestão que busca aumentar a eficiência e a produtividade reduzindo erros e redundâncias na produção industrial – para dentro das confecções.

- Publicidade -

O projeto irá implantar sensores nas linhas de produção das confecções, com o objetivo de mensurar, em tempo real, dados relacionados à eficiência das máquinas e dos processos. As informações serão compiladas em uma plataforma que poderá ser acessada a partir de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Com essas informações em mãos, os especialistas do SENAI-PE poderão sugerir aprimoramentos ao processo produtivo, a partir dos conceitos do lean manufacturing. A ADEPE e o SEBRAE-PE arcarão com todos os custos do projeto – da aquisição dos equipamentos necessários à realização das consultorias. 

 “Esse projeto visa inserir essas empresas no contexto da transformação digital, por meio de tecnologias inovadoras, como a internet das coisas e a computação em nuvem. O nosso objetivo final é garantir que essas empresas se tornem mais produtivas e, assim, mais competitivas”, explica o coordenador de Consultoria do SENAI-PE, Fábio Luna.

- Publicidade -

As indústrias interessadas em participar gratuitamente do projeto devem preencher o formulário disponível neste link: https://forms.gle/zn7Wk5FCToGyMPQn8, até o próximo dia 08 de maio. No total, 20 empresas de micro ou pequeno porte serão selecionadas para o programa.  

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo (81) 99933-6554. 

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -