- Publicidade -

Bandeira vermelha patamar 1 é mantida em novembro na conta de energia

Agência Nacional de Energia Elétrica mantém bandeira vermelha patamar 1 em novembro, com adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh. Estiagem e acionamento de térmicas pressionam o sistema elétrico
- Publicidade -
conta de luz aneel bandeira tarifária amarela energia elétrica
Com a sinalização, as contas de energia elétrica terão adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos. Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou que a bandeira tarifária para o mês de novembro será mantida em bandeira vermelha, patamar 1, com adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh consumidos. A decisão reflete o cenário de chuvas abaixo da média e redução no nível dos reservatórios hidrelétricos, o que exige o acionamento de usinas termelétricas, com maior custo operacional.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar ao consumidor as variações nos custos de geração de energia elétrica. Em períodos de estiagem e baixa produção hídrica, o sistema elétrico recorre a fontes térmicas, elevando o custo de geração e impactando diretamente as tarifas cobradas.

Sistema sob pressão e sinal de alerta ao consumidor de energia

A permanência da bandeira vermelha indica um momento de pressão no sistema elétrico nacional. O uso contínuo de termelétricas, além de mais caro, tem maior impacto ambiental. O adicional tarifário busca incentivar a moderação no consumo, especialmente nos horários de pico, e reforça a necessidade de estratégias de diversificação da matriz e eficiência energética.

No Nordeste, região com forte presença de geração hídrica e complementar, a tarifa mais elevada pressiona consumidores residenciais e industriais, tornando ainda mais relevante o investimento em geração distribuída, energia solar e mecanismos de gestão da demanda.

Leia mais: Estudo aponta bagaço da cana como alternativa a térmicas e curtailment

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -