
O compromisso com a preservação do meio ambiente faz parte do DNA da Masterboi e a empresa está pronta para dar um novo passo e ampliar sua eficiência energética. A partir de novembro, o Projeto Geração de Energia Biogás será implementado na unidade de São Geraldo do Araguaia, no Pará, onde serão gerados 270 mil kWh por mês. A empresa espera economizar cerca de R$ 158 mil na conta de luz mensal e ampliar sua competitividade no setor de processamento e distribuição de alimentos. A iniciativa chega em um momento especial, junto com a realização da COP 30, em Bélem do Pará, que começa na próxima quinta-feira (6/11).
Com um payback de 18 meses, o projeto de geração de biogás terá impacto direto na redução de custos, com estimativa inicial de 15% de economia, podendo chegar a 25%. É que além de produzir energia renovável, a Masterboi está implementando também o Sistema de Banco de Bateria, desenvolvido pelo Grupo Moura, que permite o armazenamento da energia produzida e a liberação do insumo de forma programada nos horários de pico, quando as tarifas são mais elevadas.
“Essa tecnologia nos permite autonomia de três horas para suprir o consumo durante os picos de demanda, das 18h30 às 21h30, aumentando a eficiência financeira da planta”, explica Fábio Borba, diretor de Operações da Masterboi. “Vamos saber o resultado efetivo a partir do próximo mês, quando vamos começarmos a lançar a energia gerada na rede da concessionária, que vai fazer a medição”, ressalta. O Pará lidera o ranking das tarifas mais caras do País, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
“Nosso compromisso é transformar eficiência em valor sustentável. Esse projeto representa o que acreditamos: produzir com responsabilidade e visão de futuro”, afirma Fábio Borba.
Masterboi produzirá a própria energia
Mas as boas notícias não param por aí. A partir de 2026, 80% da energia consumida pela companhia será produzida pela própria Masterboi por meio de fontes renováveis. Além do biogás, a empresa está apostando em um parque fotovoltaico instalado no Ceará. “Por meio de fontes sustentáveis, biogás e solar seremos auto-produtores de 80% da energia utilizada. Vamos sair do Mercado Livre enquanto preservamos o meio ambiente”, ressaltou Borba.
Essas iniciativas não só trazem ganhos econômicos, mas também reforçam o valor do mercado da empresa ao associar seus produtos a práticas sustentáveis. Na avaliação de Fábio Borba, o Projeto Biogás vai trazer um diferencial competitivo para a Masterboi.
Leia também:
Masterboi e Canhotinho: uma parceria que gera emprego, renda e futuro









