
A infraestrutura da rede elétrica do centro do Recife tem apresentado “falhas” com uma certa constância e isso tem prejudicado o comercio do Bairro de São José, segundo o diretor institucional da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), Paulo Monteiro. Ele diz que é necessário uma melhoria da rede elétrica no local, que recebeu, nos últimos dois anos, novos empreendimentos – como o Expo Recife e o Hotel Marina – aumentando o consumo sem uma melhoria desta infraestrutura. Com o comércio de rua mais vigoroso do centro da cidade, quase 600 lojas do Bairro de São José ficaram sem energia por cerca de três horas na terça-feira (28), de acordo com o CDL.
Um dos lojistas que ficaram sem energia foi Ivson Santos, dono do Café Mercado, na Rua das Calçadas. O estabelecimento ficou sem o serviço das 11h até as 14h. “Não tive como vender o almoço que produzi no início da manhã. O prejuízo só não foi maior, porque temos uma lanchonete que funcionou no começo da manhã e no final do dia”, conta ele.
Ainda de acordo com Ivson, quando a energia voltou, na terça-feira, veio com uma variação que queimou o motor de um exaustor do estabelecimento. “Vai ter que contratar alguém pra consertar. Por enquanto, vamos parar a chapa que assa as carnes. Não fui o único. Outros lojistas tiveram computador queimado, ar-condicionado, entre outros”, comenta o lojista, acrescentando que a cada dois ou três meses tem uma ocorrência no bairro relacionada à rede elétrica. O estabelecimento dele emprega 26 pessoas.
Também se sentiu prejudicado com a falta de energia, o lojista Gilvan Mendes, proprietário de dois estabelecimentos na Rua das Calçadas: a Paraíso dos Bordados e a Nery. “A loja ficou escura, os clientes desistiram. A perda foi grande, porque pegou o horário de mais movimento. Os caixas, as máquinas para fazer bordados ficaram parados. Não podia passar um cartão”, afirma, se referindo a três horas sem energia. Ele diz que as vendas caíram 40% na terça-feira passada, comparando com os dias úteis para esta época do ano. As duas unidades empregam 26 pessoas.
Gilvan espera que a energia não falte nos próximos dois meses, quando o movimento aumenta muito no Bairro de São José. “O prejuízo será maior se faltar energia em novembro e dezembro, quando as vendas alavancam, trazendo tranquilidade para alguns meses”, comenta o comerciante.
A chegada das festas de fim de ano trazem mais uma preocupação com a energia à CDL e aos lojistas do bairro. “O consumo de energia vai aumentar com as luzes do Natal, o comércio popular também cresce nesta época. Os estabelecimentos novos que estão chegando. Tudo isso vai demandar mais energia”, prevê o diretor da CDL, Paulo Monteiro.
Com relação à interrupção do serviço na terça-feira (28), a “Neoenergia Pernambuco informa que se tratou de um caso pontualmente registrado em parte do Centro do Recife. A empresa enviou equipes ao local e normalizou o serviço ainda no período da tarde da terça-feira (28). A interrupção foi motivada por ventos de maior intensidade, que provocaram curto-circuito e, consequentemente, avaria em componentes da rede de distribuição, que foram prontamente substituídos. A distribuidora inspecionou a área e realizou manutenções preventivas com a finalidade de inibir novas ocorrências na região”.

Comitê de ações preventivas para o Bairro de São José
Para uma melhor convivência com problemas comuns, a CDL Recife criou um comitê de prevenção, envolvendo vários órgãos parceiros – incluindo a Neoenergia – para promover ações antecipadamente. O comitê vai contar com a participação do Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Pernambuco (CREA-PE) e também vai convidar representantes da Neoenergia Pernambuco para participar do grupo.
“A queda constante de energia é um dos temas a serem tratados pelo comitê. Isso tem trazido prejuízos ao comércio”, diz Paulo Monteiro, acrescentando que a CDL marcou, para a próxima semana, uma reunião com dirigentes da Neoenergia Pernambuco para tratar das melhorias a serem implantadas no Bairro de São José.
Também chamou a atenção dos comerciantes do Bairro de São José um incêndio que destruiu dois imóveis na Praça Dom Vital em maio último. Há suspeitas de que um dos fatores que contribuiu para o incêndio foi a rede elétrica antiga.
Leia também
3 milhões de consumidores que geram energia solar podem ser taxados
Recife estuda remissão de dívidas no Centro e leilão de imóveis ociosos










