Verk procura financiador para quem tem um projeto de energia renovável

A Verk também atua em projetos que vendem a energia "por assinatura" a pequenos clientes que vão ter desconto na compra

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Chefe da operação de mercado de capitais da Verk Capital, Henrique Colombo, diz que a empresa faz uma assessoria para quem tem projeto de energia renovável encontrar um financiador. Foto: Divulgação

A procura por geração de energia renovável está em alta no Brasil. Há quatro anos no Ceará, a empresa Verk Capital oferece um serviço que até bem pouco tempo não existia. “Nem sempre quem tem um projeto de geração de energia tem o dinheiro para implantar o empreendimento. Assessoramos aos clientes possuidores de projeto no levantamento de recursos para viabilizar o empreendimento”, resume o chefe da operação de mercado de capitais da Verk, Henrique Colombo.

A empresa está de olho principalmente em parques de geração fotovoltaica (de radiação solar) que podem sair do papel no Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Geralmente, a empresa tenta viabilizar os recursos de duas maneiras. A primeira é fazendo um projeto de financiamento que pode captar recursos junto a instituições bancárias ou bancos de crédito.

A segunda maneira é oferecer o projeto a um fundo ou empresa de grande porte que os adquire. “Normalmente quem compra o projeto contrata os idealizadores para fazer a execução do mesmo. Quando o projeto é implementado, quem vendeu pode ficar responsável pela gestão da geração”, explica Henrique, acrescentando que isso varia de acordo com o que é estabelecido entre os dois envolvidos em contrato.

Segundo ele, a vantagem de comprar o projeto é que a empresa ganha tempo, pois geralmente o projeto do empreendimento, já passou por algumas fases, como o licenciamento ambiental, entre outras. “Projetos próximos às linhas de transmissão têm uma viabilidade econômica mais fácil de transacionar”, comenta Henrique.

Projeto de energia por assinatura

A Verk é o braço de soluções corporativas e de mercado de capitais do grupo Solutions Wealth Management (SWM), uma holding que atua na área de investimentos e tem R$ 5 bilhões sob gestão. O primeiro negócio da Verk no Nordeste envolveu o fundo Suno Energias Limpas. Ambos coordenaram a captação de um projeto de geração de energia solar da comercializadora 9 Energia, também atuante em energia por assinatura.

Este primeiro projeto pode gerar entre 1 e 2 megawatts-pico (MWp) e vai ser instalado na cidade de Amontada, no Ceará. “Vai funcionar como se fosse um condomínio no qual os consumidores de baixa tensão entram e se beneficiam com a geração do projeto. O pequeno não investe nada e tem um contrato temporário. É como se ele comprasse uma quota e vai receber aquela quantidade de energia”, explica Henrique. Segundo ele, a vantagem destes pequenos consumidores é que eles vão pagar menos na conta de energia.

Os pequenos consumidores podem receber a energia do empreendimento por um prazo contratual que varia de um a cinco anos. “Depois disso, eles podem renovar este contrato de compra da energia, caso tenham interesse”, comenta Colombo, acrescentando que o prazo também serve para ter uma ideia de como vai ficar o mercado.

A única parte que o consumidor pequeno tem que garantir no contrato é a compra, por um ano, de uma média mínima de consumo ao empreendimento que vai gerar a energia. “A nossa expectativa é de que novos parque solares sejam implantados desta maneira”, argumenta Henrique Colombo. “De acordo com a Agência Internacional de Energia, a luz e calor do sol corresponderam a aproximadamente 30% da energia gerada no mundo, além de ser uma força motriz de empregos. O Ceará é o segundo maior gerador de energia solar no Brasil, com 829,1 MW, e vem ampliando de forma ambiciosa seu potencial”, diz, acrescentando que o grupo pretende coordenar outros projetos de energia limpa no Estado do Ceará.

Leia também

Parque de geração solar da Kroma, em Flores, fica pronto em outubro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

Mais Notícias