A Casa dos Ventos, empresa de energias renováveis, concluiu a emissão de R$105,5 milhões em debêntures do parque Ventos de São João XXIII, um dos parques do Complexo Eólico Babilônia Sul, localizado na Bahia.
A emissão é uma das fontes de financiamento do projeto, que inicia o comissionamento em 2022 e operação plena em 2023, e já tem sua energia negociada.
Instalado na região de Morro do Chapéu, quando estiver em operação o complexo será capaz de evitar a emissão anual de 720 mil toneladas de CO2 equivalente por ano na atmosfera. Avaliados como AA pelo rating da Fitch, uma das três maiores agências de classificação de risco de crédito, os papéis terão riscos mitigados por fianças bancárias até a conclusão do projeto. O perfil de receita do projeto também conta com um contrato de compra e venda de energia (Power Purchase Agreement – PPA), até 2038.
O montante arrecadado terá vencimento em julho de 2042. Essa foi a segunda emissão de debêntures da Casa dos Ventos de 2022. A primeira foram green bonds no valor de R$ 430 milhões, para financiar parte da expansão do Complexo Eólico Rio do Vento, no Rio Grande do Norte.
Os coordenadores da oferta são o Banco Santader (líder) e o Banco Alfa.
Leia também:
Polo Sebrae de energia renovável se instala no Rio Grande do Norte