Delivery de marmitas supera os de pizza e aponta mudança no consumo

Números dos seis primeiros meses de operação na capital pernambucana do aplicativo de intermediação de entregas 99Food revelam uma mudança no perfil do consumidor. De acordo com levantamento da plataforma, de janeiro a abril deste ano, o número de pedidos de comida brasileira superou o de pedidos de pizza e hambúrguer. O dado demonstra que o delivery se […]

Números dos seis primeiros meses de operação na capital pernambucana do aplicativo de intermediação de entregas 99Food revelam uma mudança no perfil do consumidor. De acordo com levantamento da plataforma, de janeiro a abril deste ano, o número de pedidos de comida brasileira superou o de pedidos de pizza e hambúrguer.

99Food constata mudança no perfil de consumo/ Foto: divulgação

O dado demonstra que o delivery se modifica, deixando de predominar os itens de indulgência. “Estamos percebendo que o serviço de entrega não tem funcionado apenas para a pizza no sábado à noite ou um hambúrguer na sexta-feira pós-trabalho”, comenta Milene Alves, diretora de operações da 99Food.

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Ela cita como exemplo a carne de sol acebolada com arroz e outros acompanhamentos, que tem sido muito pedida no app, e costuma ser consumida, quase diariamente por uma grande parte dos clientes. “Esse mercado de indulgência parece estar, aos poucos, se transformando em um mercado de alimentação do dia a dia”, analisa.

Mercado em expansão

A 99Food, que pertence à empresa global DiDi Chuxing (“DiDi”), vê o Brasil com grande perspectiva, já que oferece amplo espaço para conquistar novos consumidores, restaurantes e entregadores parceiros, pois o país ainda está bem distante da realidade de mercados desenvolvidos. “Um dia nesses mercados maduros é 25 vezes maior que o brasileiro e cerca de 80% de todos os restaurantes já estão cadastrados em aplicativos, enquanto aqui são apenas 30%. Há, portanto, um grande mercado a ser conquistado”, pontua.

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Desde a chegada da 99Food ao Recife, o número de usuários ativos cresceu 15%, enquanto o de pequenos negócios cadastrados teve aumento de 112%. A plataforma tem como característica o apoio às PMEs, oferecendo alternativas para impulsionar o negócio, como a campanha “Compre do Pequeno”, que incentiva o consumidor a realizar pedidos em estabelecimentos de produtores locais.

“Temos como política realizar repasses semanais aos proprietários de bares e restaurantes, uma vez que essa periodicidade contribui para a agilidade no capital de giro dos parceiros e para a economia de cidades pequenas”, explica Milene Alves. Taxas de adesão e manutenção também não são cobradas pela plataforma nem é exigida exclusividade dos restaurantes.

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