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Comércio do Recife terá 4 mil vagas temporárias neste fim de ano

As festas de fim de ano são a melhor data de venda do comércio
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Geralmente, cerca de 20% dos temporários são efetivados depois das festas de fim de ano. Foto: Pablo Esteves/Arpa Comunicação

Cerca de 4 mil vagas temporárias serão criadas no comércio do Recife neste final de ano numa estimativa feita pela Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL). A contratação para preencher estas vagas começam a ocorrer no final de outubro e vai até a primeira quinzena de dezembro. As festas de fim de ano são a data de maior venda no comércio.

Segundo o diretor institucional da CDL-Recife, Paulo Monteiro, as lojas que mais fazem estas contratações são as que atuam nos setores de confecções, calçados, telefonia celular e atividades como o pagamento, estoques, entrega de produtos e decoração/arrumação das lojas.

Para quem está procurando estas vagas, é bom passar pelas próprias lojas já que muitas colocam cartazes com as vagas e olhar no site das empresas, assim como nas redes sociais das mesmas.

Cerca de 20% dos temporários conseguem um contrato efetivo de trabalho depois que passam as festas de fim de ano, segundo uma estimativa da CDL-Recife.

Vagas temporárias no comércio antes da crise sanitária

Antes da pandemia de Covid-19, as vagas temporárias no Recife giravam em torno de mais de 6 mil contratações. “A pandemia passou e houve um aumento do e-commerce, que emprega menos”, resume Paulo. Ele diz também que muitas empresas que fazem o e-commerce terceirizam as entregas para chegar mais rápido à casa dos clientes. Isso também faz o setor empregar menos.

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“O comércio físico nunca vai desaparecer, porque tem coisa que o consumidor só compra se ver ou experimentar. Porém, as lojas que tiverem consultores de vendas menos preparados correm o risco de não vender, porque muitos clientes hoje já entram na loja sabendo o tipo de produto que querem por causa da internet”, resume Paulo. E concluiu: “tem muito cliente que pagam um pouquinho mais caro somente pela qualidade do atendimento”.

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