Entre os empresários pernambucanos, 59,2% dos pesquisados têm a expectativa de que o volume das vendas será maior em junho, quando comparado ao mesmo período de 2023, segundo uma pesquisa de opinião da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE). Este mês ocorre a celebração de duas datas importantes para o comércio e serviços: o Dia dos Namorados e o São João, festa tradicional no Nordeste.
Deste total, 21% acreditam num aumento do volume das vendas entre 6% e 10%, enquanto 19% esperam uma variação entre 1% e 5%. “Esta percepção é muito boa”, resume o economista da Fecomércio-PE, Rafael Lima, acrescentando que 54% dos entrevistados apontaram melhorias nas condições das empresas.
A pesquisa mostra que 32,4% avaliam que o desempenho das vendas será igual a junho do ano passado, enquanto 8,5% esperam um desempenho de vendas menor.
Ainda segundo o levantamento, os empresários utilizarão, principalmente, internet e redes sociais para concretizar as vendas. Cerca de 71% dos empresários ouvidos destacaram o uso da internet – e das redes sociais – para atrair os consumidores, seguidos por promoções e descontos (19,7%), publicidade de rua (6,1%); sorteios e brindes (3%).
Rafael explica que os números acima demonstram que os empresários estão alinhados com novas tendências do mercado e entrando na era da digitalização, o que também é positivo.
O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, Bernardo Peixoto, afirma que “as festividades do Dia dos Namorados e São João são uma oportunidade para os empresários alavancarem seus negócios. E para conseguirem aproveitar ao máximo essas datas é importante criar um planejamento e a adotar práticas de marketing para aumentar ainda mais as vendas. Investir em campanhas publicitárias para apresentar seus produtos e serviços e utilizar as redes sociais para criar conteúdos atrativos são algumas dicas importantes”.
Os empresários e a pesquisa
A pesquisa foi realizada com 71 empresários dos setores de bens, serviços e turismo do Estado durante os dias 24 e 27 de maio. Os empresários entrevistados apontaram as seguintes razões para o seu otimismo: estratégias de vendas, bom momento sazonal que as datas representam e investimentos em estruturas físicas para melhores atendimentos.
O otimismo também está relacionado com uma expectativa positiva para a economia brasileira, apontada por 71,5% dos empresários prevendo uma melhora nos próximos meses. Para o setor do comércio, 79% dos empresários acreditam numa perspectiva de melhora do segmento.
A pesquisa de opinião foi elaborada pelo Instituto Fecomércio-PE com o objetivo de avaliar a percepção dos empresários de Pernambuco em relação às expectativas e estratégias para o São João e Dia dos Namorados deste ano.
A seleção dos participantes foi feita de forma a garantir a representatividade nos diferentes segmentos e regiões do Estado.
*Com informações da Fecomércio-PE
Leia também
Fecomércio-PE fará centro de cursos de saúde no Centro do Recife