Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Alagoas Ambiental transforma restos de madeira em biomassa

Alagoas ambiental tem capacidade de beneficiar até 40 toneladas de madeira por dia em sua fábrica
madeira biomassa AL
Empresa processa cerca de 40 toneladas de restos de madeira por dia para transformar em energia limpa. Foto: Alagoas Ambiental

Consolidada no mercado alagoano como a única empresa que beneficia pneus usados para transformá-los em combustível, a Alagoas Ambiental também lançou mais um serviço pioneiro para transformar restos de madeira em matéria-prima para produção de energia limpa.

A partir deste mês, a empresa começa a receber de forma gratuita em sua sede, localizada no município de Pilar, na região Metropolitana de Maceió, madeira de descarte, além de paletes e troncos de árvores. Todo este material será transformado em biomassa para atender indústrias em Alagoas e Sergipe.

Segundo o assessor da diretoria, Tarcísio Neto, a indústria consegue beneficiar até 40 toneladas de madeira por dia.

“O processamento desse material é relativamente simples. Primeiro é feita uma separação manual. Um grupo de colaboradores retira resíduos distintos que por vezes vêm misturados, como plástico. Após isso, os profissionais colocam a madeira numa esteira, que leva o material para um grande triturador. E no fim do processo a madeira processada vira pedaços bem pequenos e já é considerada biomassa”, explica.

biomassa madeira Alagoas Ambiental
A madeira é colocada numa esteira, que leva o material para um grande triturador. Os pedaços já são considerados biomassa. Foto: Divulgação

A biomassa fica estocada em um ambiente seguro e limpo até ser enviada a indústrias de Alagoas e de Sergipe, onde é transformado em energia limpa, graças ao alto potencial calorífico. O porta-voz da Alagoas Ambiental destacou que além do serviço ser ofertado gratuitamente, ainda contribui de forma direta para a preservação de recursos naturais e para despoluir o meio ambiente.

- Publicidade -

“A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia não gera impactos para a natureza. Pelo contrário! Além de retirarmos esse material que muitas vezes descartado irregularmente nas ruas e em terrenos baldios, em algumas situações o processamento ainda resulta em captura de carbono. Esse é um ciclo inovador e sustentável. Afinal, o que era lixo agora fomenta a economia local e gera energia limpa, a um custo extremamente menor”, destaca Tarcísio.

Pneus reciclados
Mais de 400 toneladas de pneus são processadas em fábrica alagoana e viram combustível. Foto: Alagoas Ambiental

Pneus também viram combustível sustentável em Alagoas

A empresa também realiza diariamente o processamento de 3.000 pneus, que após os processos realizados se transformam em 20 toneladas de pequenos chips de borracha utilizados como combustível em indústrias, como as cimenteiras e substituem o uso de combustíveis fósseis, com um custo bem menor.

Por mês, a empresa tem processado cerca de 400 toneladas de pneus que não possuem mais condições de uso. Atualmente, a produção dos chips de borracha é encaminhada para indústrias que produzem cimento, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. O produto já é vendido também para indústrias no município de Laranjeiras, em Sergipe.

Tanto os pneus quanto restos de madeira podem ser enviados para a sede da empresa tanto por pessoas físicas quanto por outras empresas que necessitam descartar estes materiais. A empresa informou que realiza o recebimento em sua sede sem nenhum custo.

“Armazenar pneus é um desafio até para os grandes aterros, por causa do volume. Como conseguimos dar a destinação adequada, queremos também dar uma contrapartida social. Nossa meta é contribuir para a redução total do descarte irregular desse resíduo” conclui Tarcísio.

Leia mais: Empresa de AL transforma 20 toneladas de pneus por dia em combustível

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -