Consolidada no mercado alagoano como a única empresa que beneficia pneus usados para transformá-los em combustível, a Alagoas Ambiental também lançou mais um serviço pioneiro para transformar restos de madeira em matéria-prima para produção de energia limpa.
A partir deste mês, a empresa começa a receber de forma gratuita em sua sede, localizada no município de Pilar, na região Metropolitana de Maceió, madeira de descarte, além de paletes e troncos de árvores. Todo este material será transformado em biomassa para atender indústrias em Alagoas e Sergipe.
Segundo o assessor da diretoria, Tarcísio Neto, a indústria consegue beneficiar até 40 toneladas de madeira por dia.
“O processamento desse material é relativamente simples. Primeiro é feita uma separação manual. Um grupo de colaboradores retira resíduos distintos que por vezes vêm misturados, como plástico. Após isso, os profissionais colocam a madeira numa esteira, que leva o material para um grande triturador. E no fim do processo a madeira processada vira pedaços bem pequenos e já é considerada biomassa”, explica.
A biomassa fica estocada em um ambiente seguro e limpo até ser enviada a indústrias de Alagoas e de Sergipe, onde é transformado em energia limpa, graças ao alto potencial calorífico. O porta-voz da Alagoas Ambiental destacou que além do serviço ser ofertado gratuitamente, ainda contribui de forma direta para a preservação de recursos naturais e para despoluir o meio ambiente.
“A biomassa é um recurso renovável e seu processo de conversão em energia não gera impactos para a natureza. Pelo contrário! Além de retirarmos esse material que muitas vezes descartado irregularmente nas ruas e em terrenos baldios, em algumas situações o processamento ainda resulta em captura de carbono. Esse é um ciclo inovador e sustentável. Afinal, o que era lixo agora fomenta a economia local e gera energia limpa, a um custo extremamente menor”, destaca Tarcísio.
Pneus também viram combustível sustentável em Alagoas
A empresa também realiza diariamente o processamento de 3.000 pneus, que após os processos realizados se transformam em 20 toneladas de pequenos chips de borracha utilizados como combustível em indústrias, como as cimenteiras e substituem o uso de combustíveis fósseis, com um custo bem menor.
Por mês, a empresa tem processado cerca de 400 toneladas de pneus que não possuem mais condições de uso. Atualmente, a produção dos chips de borracha é encaminhada para indústrias que produzem cimento, no município de São Miguel dos Campos, em Alagoas. O produto já é vendido também para indústrias no município de Laranjeiras, em Sergipe.
Tanto os pneus quanto restos de madeira podem ser enviados para a sede da empresa tanto por pessoas físicas quanto por outras empresas que necessitam descartar estes materiais. A empresa informou que realiza o recebimento em sua sede sem nenhum custo.
“Armazenar pneus é um desafio até para os grandes aterros, por causa do volume. Como conseguimos dar a destinação adequada, queremos também dar uma contrapartida social. Nossa meta é contribuir para a redução total do descarte irregular desse resíduo” conclui Tarcísio.
Leia mais: Empresa de AL transforma 20 toneladas de pneus por dia em combustível