Empreendedorismo no Ceará avança com 100 mil novas empresas

A presidente da Junta Comercial do Ceará, Carolina Monteiro, comemora os resultados do programa Empresa Mais Simples, que tem ajudado a impulsionar o empreendedorismo no estado
A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, afirma que o programa Empresa Mais Simples vem contribuindo para impulsionar o empreendedorismo no Ceará
Empreendedorismo em alta no Ceará: Carolina Monteiro destaca contribuição do programa Empresa Mais Simples/Foto: Jucec (Divulgação)

O empreendedorismo no Ceará avança com o registro de 104.640 novas empresas em 2023, das quais 78% abertas por Microempreendedores Individuais (MEI). Os números foram divulgados nesta quinta-feira (4) pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), que contabiliza no encerramento do ano 82.258 novos MEIs.

O saldo no ambiente de negócios é positivo, considerando que o número de empresas fechadas (38.298) foi bastante inferior ao de novos registros.

- Publicidade -

Presidente da junta, Carolina Monteiro, ressalta que, “em 2023, foi possível avançar na expansão do programa Empresa Mais Simples, que facilita a formalização de empresas, e utilizar tecnologia para aprimorar os demais serviços prestados pela Jucec”.

“A expectativa é que em 2024 a gente possa levar o programa aos demais municípios cearenses e proporcionar ainda mais facilidade e acessibilidade aos procedimentos de abertura de empresas, reforçando ainda mais o empreendedorismo no Ceará”, acrescenta.

Empreendedorismo no Ceará tem formalização em 5 minutos

De acordo com o levantamento da Jucec, os municípios que mais se destacaram em formalização de empresas foram Fortaleza (52.749 registros) – que concentrou 50% das aberturas de negócios no estado – Caucaia (3.923), Juazeiro do Norte (3.686), Maracanaú (3.160) e Eusébio (1.720).

- Publicidade -

A presidente da junta comercial destaca os cases de Caucaia e Eusébio, como exemplos de sucesso entre os municípios que aderiram ao Programa Empresa Mais Simples no ano passado. A iniciativa, voltada para estimular o desenvolvimento econômico e a formalização, possibilita a abertura de negócios em até 5 minutos, de forma automática e gratuita.

Empreendedorismo no Ceará: conheça a história de Maurício

O empreendedor Maurício Gomes abriu em Fortaleza, em 2023, uma lavanderia que completa quatro meses em funcionamento. Ele ressalta a facilidade do processo para registro de negócio e conta que conseguiu começar a funcionar em apenas um dia.

Maurício viu uma grande oportunidade de ganhar dinheiro atendendo à demanda dos turistas que estão hospedados em hotéis, pousadas e Airbnb na beira-mar da capital e decidiu não perder tempo, já que o serviço de lavanderia é uma das maiores necessidades dos visitantes com estadia mais longa. Além disso, os preços cobrados para esse tipo de serviço na hotelaria muita vezes são bem acima da média de mercado.

“Tinha pressa e o programa da Jucec ajudou muito. O processo de registro foi super simples, eu mesmo abri. Super fácil, não senti dificuldade nenhuma”, relata.

Serviços é o setor que lidera o crescimento do empreendedorismo no Ceará, com 65 mil novas empresas abertas em 2023
Serviços foi o setor que liderou o crescimento do empreendedorismo no Ceará em 2023, com quase 65 mil registros/Foto: SDE-CE (Site)

Serviços lidera crescimento do empreendedorismo no Ceará

Os segmentos que lideraram o crescimento do empreendedorismo no Ceará em 2023 foram Serviços (64.946 novos registros), seguido por Comércio (31.413) e Indústria (8.281).

Já as atividades preferidas dos empreeendedores, numa análise mais detalhada, foram Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessório (9.413 novas empresas), Promoções de Vendas (7.794) e Comércio Varejista de Cosméticos, Produtos de Perfumaria e de Higiene Pessoal (6.830).

Quem é a Jucec?

A Junta Comercial do Estado do Ceará, autarquia estadual, é o órgão administrador e executor dos serviços de registro público de empresas mercantis e atividades afins no mercado estadual.

A Jucec tem a responsabilidade de efetuar o registro de atos relativos à constituição, alteração, dissolução e extinção de empresas mercantis, de empresários individuais, cooperativas, grupo de sociedade e consórcios, de declarações de microempresas e empresa de pequeno porte, emissão de certidões e a autenticação dos instrumentos de escrituração.

Também compete à junta elaborar a tabela de preços e processar a habilitação, nomeação, matrícula e cancelamento dos tradutores públicos e dos leiloeiros, trapicheiros e administradores de armazéns gerais.

A Jucec é vinculada administrativamente à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), e tem suas atividades de registro de empresas reguladas pelo Departamento de Registro e Integração (DREI) da Secretaria Especial da Micro e Pequena Empresa.

Leia mais sobre empreendedorismo no Ceará

Bahia e Ceará no Top 10 dos estados onde se tomam mais empréstimos

Ceará aponta crescimento de empresas registradas por mulheres

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -