A pandemia de Covid-19 forçou a humanidade ao isolamento para conter a doença, causando uma série de impactos difíceis de mensurar. Agora que a situação está muito mais controlada no Brasil, um dos grandes alentos da população é poder voltar a participar de grandes eventos culturais e festivos, como o Carnaval.
Para se ter ideia do impacto de um evento desse porte, dados da Associação Brasileira de Promotores de Eventos (Abrape) apontam que em 2020 (último Carnaval antes da Covid-19 chegar ao país com força) a festividade movimentou R$ 2,6 bilhões na economia apenas em Pernambuco, beneficiando diversos segmentos, como hotelaria, alimentação, vestuário e aviação, entre outros.
O potencial econômico gigante desse tipo de evento envolve uma série de patrocínios por parte de empresas privadas, beneficiando os cofres públicos, que precisam gastar menos para preparar a festa, quanto aos patrocinadores, que colhem os frutos do investimento de diversas maneiras.
Frevo fervendo ao sol do meio-dia
O Carnaval do Recife, por exemplo, tem 44 polos festivos e conta com a mobilização de 6,6 mil colaboradores da Prefeitura do Recife, que estruturou quatro editais de patrocínio para empresas de diversos setores ajudarem a custear os cinco dias de festa. Foram captados R$ 8,1 milhões – 10% a mais que na última edição, em 2020, quando a cota-master era de R$ 7,5 milhões.
Ambev venceu o edital de bebidas com uma proposta de R$ 3,8 milhões, enquanto o edital para operadoras de viagens e turismo selecionou a CVC Brasil, com um aporte de R$ 500 mil. O certame de telefonia ficou com a TIM S/A, que ofereceu R$ 800 mil e, por fim, a Esportes da Sorte – ramo de apostas esportivas – ofertou R$ 3 milhões. Os editais em questão cobrem exclusivamente o período de Carnaval, sem validade para outras festividades.
Galo da Madrugada
A Prefeitura não é a única a buscar patrocínio aos eventos que realiza, visto que grandes blocos e festas privadas também exigem alto investimento e fazem seus produtores correrem atrás de apoio. O Galo da Madrugada, maior bloco carnavalesco do mundo, contará com a fabricante de carros Jeep e a companhia de telefonia Vivo em 2023 para saudar o Carnaval do Recife no sábado.
Estreando sua participação no Galo, a Vivo desenvolveu ações de marketing para clientes nas lojas, ativações de marca no camarote oficial do Galo. A marca também terá um trio elétrico exclusivo e estará presente nas peças em mídias outdoor e eletrônicas.
“O Galo da Madrugada tem uma história única e é uma honra estarmos juntos, pela primeira vez, no maior bloco de carnaval do mundo, ainda mais nessa edição histórica, depois de três anos de saudade, reforçando nosso apoio à cultura nordestina e pernambucana”, explica Karina Tenório, diretora da Regional Nordeste da Vivo. Este ano, a empresa também patrocinará os festivais Lollapalooza Brasil e The Town, além de promover o Vivo Música, projeto proprietário da companhia. O valor investido no patrocínio, contudo, não foi divulgado pela comunicação da empresa.
Em 2023, a fabricante de carros Jeep também patrocina o Galo da Madrugada e outras festas do ciclo carnavalesco de Pernambuco, onde tem uma fábrica no município de Goiana. Segundo Fernão Silveira, diretor de comunicação e sustentabilidade da marca, “o retorno que temos [do patrocínio] é de visibilidade da marca, de promover o bem-estar da comunidade”.
O bloco ainda conta com outros patrocinadores, como a Pitú, o Bradesco, a Brahma, o site de apostas Esportes da Sorte, Brasilgás e Empetur, dentre outros apoios do poder público. “Todo o desfile do bloco e os eventos relacionados, como Forrozão do Galo e as escolas de música que nós trabalhamos em comunidades carentes, são mantidas pelo que é captado no Carnaval”, disse o diretor de marketing do Galo, Guilherme Menezes. O valor investido no patrocínio, contudo, não foi divulgado pela comunicação da empresa.
O Carnaval realizado pela Prefeitura de Olinda conta com o apoio de sete marcas de variados segmentos, (Devassa, F12.bet, Pitú, O Boticário, Schweppes e Coca-Cola) para custear a festa. Os valores aportados, contudo, não foram divulgados pela equipe de comunicação do município.
Outros eventos
Felizmente, o Carnaval não é o único grande evento do calendário que exige o apoio de empresas para ser realizado. Ao longo do ano, o Nordeste, e especialmente Pernambuco, ainda terão o período junino, com muitas festas de São João (que ainda está distante), e A Paixão de Cristo, maior encenação teatral a céu aberto do mundo, é realizada na cidade de Brejo da Madre de Deus, no Agreste. O espetáculo de Nova Jerusalém conta com o patrocínio das marcas Vitarella e São Braz; co-patrocínio da Pitú e da Compesa; e parcerias com a Rede Globo e UMtelecom.
A Tambaú Alimentos, empresa líder de mercado nas regiões Norte e Nordeste, também está entre as patrocinadoras da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém. No período de 1º a 8 de abril, quando mais de 60 mil visitantes são esperados para assistir ao espetáculo, a empresa instalará painéis no caminho entre Recife e Brejo da Madre de Deus.
Durante o evento, haverá degustação de produtos da Tambaú, numa campanha que terá como mote “Se tem paixão, tem Tambaú”. O valor investido no patrocínio não foi divulgado. “Para a Tambaú, é um prazer poder participar de um evento dessa dimensão que envolve, comove e emociona tanta gente. Como uma das marcas mais tradicionais de Pernambuco, é uma grande honra fazer parte deste espetáculo tão grandioso e de celebrar o significado real da Páscoa”, afirma Hugo Gonçalves, presidente da marca.