Confiança do comércio registra alta de 0,8% em novembro

O aumento elevou o Índice de Confiança do Empresário do Comércio ao maior patamar desde 2011
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De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a Copa do Mundo, a Black Friday e o Natal impulsionaram o índice. Foto: Fecomércio-AL

Pelo segundo mês consecutivo, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) registrou crescimento, atingindo 131,9 pontos – um aumento de 0,8%, em novembro de 2022 em relação a outubro de 2022 e de 10,9% em relação a novembro de 2021. Este é o maior patamar da série histórica, iniciada em 2011.

Os números foram divulgados nesta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que apura mensalmente o índice. Tanto no comparativo de novembro com outubro deste ano, quanto em relação a novembro de 2021, houve alta também na avaliação da condição do desempenho atual da economia, subindo em 4,8% e 33,8%, respectivamente. A pontuação deste indicador ficou em 109,1, a maior desde março de 2020, quando houve o início da pandemia.

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“Em 2022, há uma condição especial e inédita que é a conjugação das intenções de compra para a Black Friday e o Natal com a realização da Copa do Mundo do Catar”, disse o presidente da CNC, José Roberto Tadros, acrescentando que, há ainda a economia atual favorável e a previsão do pagamento da primeira parcela do 13º salário, fatores que, juntos, reforçaram a confiança do empresário do comércio.

Pelos cálculos da CNC, a Black Friday deve movimentar R$ 4,2 bilhões no país. Se for confirmado, será o maior faturamento desde 2010. Já com a Copa, o incremento previsto para o varejo é de R$ 1,5 bilhão.

Novos postos de trabalho

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Entre os comerciantes pesquisados, 85,2% revelaram que vão aumentar a contratação de funcionários neste fim de ano. O percentual é a maior proporção desde o início da apuração do Icec, em 2011. Após três meses de queda, o indicador registrou elevação de 0,2% na comparação mensal. Com isso, atingiu o maior nível histórico: 144 pontos.

“A chegada das festas de fim de ano e o desempenho mais favorável da economia e do comércio estão incentivando as intenções de investir para absorver funcionários e estimular o consumo”, explicou a economista da CNC responsável pela pesquisa, Catarina Carneiro.

Conforme as estatísticas da CNC, o Natal deve resultar na contratação de 109,4 mil trabalhadores temporários, o maior volume em nove anos no Brasil. Deste total, é possível que 11% sejam efetivados.

Panorama

A CNC informou, também, que – em linha com a evolução positiva do varejo em setembro, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – a avaliação dos empresários sobre a situação atual do comércio voltou a melhorar no penúltimo mês do ano, com alta de 2%, após quedas nos três meses anteriores.

Entre os segmentos mais otimistas em novembro estão o de supermercados, o de farmácias e o de lojas de cosméticos, com alta de 4,4% no indicador. Na visão da economista, as deflações entre julho e setembro permitiram a melhora no poder de compra dos consumidores e, consequentemente, as vendas no comércio. Catarina destacou que, em setembro, o grupo de alimentação e bebidas, que tem itens de grande peso na cesta de consumo da população, registrou deflação de 0,51%. Ainda que, em outubro, a inflação neste grupo tenha avançado 0,72%, o resultado acumulado em 12 meses desacelerou em 0,50 ponto percentual.

Setores em alta

Os mais satisfeitos com o nível de atividade do setor continuam sendo os comerciantes do segmento de vestuário, tecidos e calçados. Com a sétima alta mensal seguida, o indicador chegou a 120,3 pontos. “Essa dinâmica acontece pela necessidade que os consumidores têm, neste momento, de roupas e calçados novos para a retomada dos eventos sociais de fim de ano, o que deve ser incentivado pela Copa do Mundo”, observou a economista.

Um levantamento especial realizado pela CNC, com 18 mil consumidores em todas as capitais dos estados e no Distrito Federal, mostrou que 36% dos brasileiros pretendem comprar itens relacionados com a Copa, o que seria uma alta de 12 pontos percentuais em relação ao Mundial de Futebol de 2018. Os itens preferidos são os artigos de vestuário temático, indicados por 14,9% dos entrevistados.

Sobre o Icec

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio é um indicador apurado exclusivamente entre os tomadores de decisão das empresas do varejo, com o objetivo de detectar as tendências das ações do setor do ponto de vista do empresário. Aproximadamente seis mil empresas situadas em todas as capitais do país participam da amostra. O índice avalia as condições atuais, as expectativas de curto prazo e as intenções de investimento dos empresários do comércio.

Leia também: CNC projeta alta para o comércio durante Copa do Mundo de 7,9% com relação ao mundial de 2018

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