Por Kleber Nunes
Com um investimento inicial de R$4,6 milhões, a Paraíba deu mais um passo para a construção do polo atacadista da moda no estado, o Village Mall. As 42 primeiras lojas serão erguidas em uma área de 4,7 mil metros quadrados, no distrito industrial de Mangabeiras, em João Pessoa, gerando mil empregos diretos e indiretos, sendo 80% das vagas destinadas à mão de obra local.
O empreendimento será implantado pela Associação Paraibana dos Atacadistas do Vestuário (Apavest), com incentivo do governo estadual por meio da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e apoio do Sebrae. O protocolo de intenções assinado entre os empresários e representantes do governo da Paraíba prevê a entrega do Village Mall em três anos.
“É o sonho da maioria das fábricas que existem aqui, que são fábricas paraibanas. Isso vai facilitar financeiramente muitos projetos, muitas realizações de marcas, acessar novos mercados e, consequentemente, trazer renda para nosso Estado e gerar mais empregos”, afirmou o presidente da Apavest, Syrio Solano.
Dados da Empresa de Pesquisa Inteligência de Mercado (Iemi) apontam que, no Brasil, foram registrados 2,05 milhões de toneladas em produção têxtil em 2022, contra 1,91 milhão de toneladas produzidas no ano anterior. Ao todo, o país conta com 24,6 mil unidades produtivas formais e está entre os quatro maiores produtores de malha do mundo.
Syrio Solano enfatizou que o projeto do Village Mall é inovador para o estado, pois permitirá que as compras que seriam feitas em polos conhecidos nacionalmente, como os de Pernambuco, Fortaleza e São Paulo, sejam realizadas na Paraíba. “Teremos tração financeira, por estarmos reunidos em um só local, e poderemos fazer publicidade e trazer excursões de fora. Além disso, com o incentivo do governo, nos tornaremos mais competitivos”, disse.
O diretor técnico do Sebrae, Luiz Alberto Amorim, afirmou que a instituição tem contribuído com a iniciativa desde o início, trabalhando na reunião do grupo de empresários e apoiando o desenvolvimento da ideia da criação do polo. “Estivemos junto a eles fundamentalmente promovendo o segmento, prestando consultoria e informações e fazendo com que eles sejam, cada vez mais, competitivos e que o mercado possa se desenvolver de forma sustentável. Isso para o Sebrae é de extrema importância”, destacou.
Além das pessoas citadas acima, estiveram presentes a assinatura do protocolo de intenção: o diretor de Operações da Cinep, Riccely Lacerda; o diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari; o diretor financeiro da GMI, Heronides Vasconcelos; o diretor de Desenvolvimento Econômico da Cinep, Ruy Bezerra, e o vice-presidente da Associação Comercial da Paraíba, Severino Cabral Neto.