A Loja de Bebidas de Pernambuco será inaugurada na quinta-feira (15) no Marco Zero, no Bairro do Recife. O evento será 16h às 19h e contará com a participação do Som na Rural e degustação de alguns rótulos das bebidas pernambucanos a serem comercializadas no local. Dentro do Armazém 11, o espaço une-se ao Centro de Artesanato de Pernambuco e à Loja de Moda Autoral para reforçar a política estadual de apoio à economia criativa com a ampliação da comercialização de produtos de vários setores.
Serão comercializados mais de 150 rótulos de marcas produzidas no Estado, entre cervejas, vinhos, cafés, cachaças e destilados. A loja chega para fortalecer o setor que conta com uma grande diversidade de produtos e vetor de força produtiva e geração de renda em Pernambuco. “Bebidas têm um mercado forte em nosso Estado. É parte, inclusive, do nosso patrimônio e identidade cultural. É reconhecido dentro e fora do País e carrega nossa identidade. A loja de Bebidas é uma grande vitrine para visibilizar nossas marcas fortalecendo ainda mais o setor. É importante destacar que estamos no melhor ponto da cidade, que é o marco Zero. Um lugar bem especial para reunir rótulos de várias regiões do estado”, diz a diretora de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico do Estado (Adepe), Márcia Souto.
As bebidas expostas foram produzidas desde o Sertão até o Litoral e as marcas foram selecionadas por meio de uma curadoria após edital de chamamento público. Um processo que foi feito em construção coletiva e com várias associações de bebidas pernambucanas participando como Instituto do Vinho do Vale do São Francisco (Vinhovasf); Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva); Associação dos Produtores Orgânicos de Taquaritinga do Norte (APROTAQ); Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar). Também estarão presentes os cafés de Taquaritinga do Norte, Agreste do Estado, que reforçam o tradicionalismo da região no plantio, torra e comercialização dos grãos.
As cachaças também terão um lugar especial na loja, incluindo desde as premiadas cachaças de Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata, incluindo a Sanhaçu, cujo engenho é o primeiro do Brasil a utilizar energia solar na produção das bebidas, bem como a tradicional Pitú, que produz a bebida há 84 anos. Estarão presentes mais duas cachaças premiadas: a Capibarim, de Aliança, também na Zona da Mata, e a Tabocas, de Belo Jardim, no Agreste.
A loja também terá várias marcas de cervejas premiadas no Brasil e internacionalmente, como a Ekaut, do Recife, e a Debron Bier, de Jaboatão dos Guararapes.
Degustação na inauguração
Para marcar a inauguração da loja, haverá degustação de alguns rótulos das bebidas comercializadas no estabelecimento. Além de uma programação cultural com o Som na Rural, comandado por Roger de Renor, com muita música pernambucana das 16h às 19h. “A Loja de Bebidas de Pernambuco chega como forma de reconhecimento para os produtores locais. Ao ampliarmos o canal de vendas em um ponto estratégico como o Armazém 11, nós damos oportunidade para esses pequenos empreendimentos. Segundo levantamento da Adepe, hoje o estado reúne 173 produtores artesanais de bebidas, entre cultivo de café e subprodutos, fabricantes de aguardente de cana e bebidas destiladas, cervejas, chopes e malte”, afirma o presidente da Adepe, Roberto Abreu e Lima.
O estado hoje conta com 14 marcas locais de cerveja e chope artesanal, entre indústrias, cervejarias ciganas e brew pubs, de acordo com dados da Associação Pernambucana de Cervejarias Artesanais (Apecerva). A produção mensal gira em torno de 600 mil litros, sendo 80% distribuídos em Pernambuco e 20% pelos demais Estados do Brasil.
A Associação Pernambucana dos Produtores de Aguardente de Cana e Rapadura (Apar) revela que o estado é o segundo maior produtor e exportador de cachaça do país e a bebida está entre os quatros destilados mais consumidos no mundo. A Loja de Bebidas de Pernambuco é uma realização do Governo do Estado por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), que é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sdec).