IBGE: Setor de Serviços teve aumento de 0,2% de março para abril

Setor de Serviços tem alta de 0,2% entre março e abril deste ano, segundo Pesquisa Mensal de Serviços, do IBGE. É o segundo aumento consecutivo
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

O Brasil teve um aumento de 0,2% no volume de serviços de março para abril deste ano, apresentando a a segunda alta consecutiva do indicador, medido pela Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada nesta terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado demonstra desaceleração em relação a março passado, que registrou alta de 1,4%.

Serviços têm segunda alta seguida este ano – FOTO: Elza Fiúza/Agência Brasil

Em relação ao período pré-pandemia, o setor de Serviços está 7,2% acima do nível de fevereiro de 2020, mas permanece 4,2% abaixo de novembro de 2014, o ponto mais alto da série histórica.

- Publicidade -

Em comparação a abril de 2021, os serviços também tiveram alta de 9,4%, e de 9,5% no acumulado do ano de 2022. No acumulado dos últimos 12 meses, o aumento foi de 12,8%.

De acordo com o IBGE, a alta de 0,2% na passagem de março para abril foi puxada por duas das cinco atividades pesquisadas: informação e comunicação (0,7%) e serviços prestados às famílias (1,9%).

Mas outras três atividades tiveram queda no período: transportes (-1,7%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,6%) e outros serviços (-1,6%).

- Publicidade -

Já o índice de atividades turísticas registou alta de 2,5% em abril ante março. Mesmo assim, o segmento de turismo está 3,4% abaixo do patamar pré-pandemia.

Quanto à receita nominal dos serviços, a pesquisa aponta crescimento de 0,9% de março para abril; 16,5% na comparação com abril de 2021; 15,7% no acumulado do ano e 17,8% no acumulado dos últimos 12 meses.

Leia Também:

Economia brasileira cresce 1% no 1º trimestre, diz IBGE

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -