Santander prevê aumento de 40% no número de microempreendedores em Pernambuco, em 2022

A evolução do empreendedorismo em Pernambuco está levando o Santander Brasil a projetar um 2022 com um aumento de 40,9% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, voltado para micro e pequenos empresários. O Estado fica em terceiro lugar no Nordeste na quantidade de empreendedores vinculados ao Prospera e 65% […]
Etiene Ramos
Etiene Ramos
Jornalista

A evolução do empreendedorismo em Pernambuco está levando o Santander Brasil a projetar um 2022 com um aumento de 40,9% no número de clientes com contratos de crédito no programa Prospera Microfinanças, voltado para micro e pequenos empresários. O Estado fica em terceiro lugar no Nordeste na quantidade de empreendedores vinculados ao Prospera e 65% deles são do sexo feminino, que representa 54,1 mil mulheres nessa carteira de clientes.

A pretensão do Santander é encerrar 2022 com 117,4 mil pessoas no seu programa de microcrédito em Pernambuco. No ano passado, no estado, o volume financeiro de crédito na soma da carteira de clientes, fechou com R$ 247,4 milhões, valor inferior apenas ao do Ceará. Os segmentos que mais buscam microcrédito são os de serviço, confecção e alimentação.

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José Arcurso, superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil – Foto: Divulgação

“São dados que dão a dimensão do empreendedorismo em Pernambuco e do impacto desses investimentos que impulsionam a geração de novos negócios, emprego e renda e ajudam a solidificar aqueles já existentes no Estado. Além da oferta do crédito, a orientação na gestão de negócios e identificação de oportunidades é bastante importante para o micro e pequeno empreendedor aperfeiçoar seu olhar estratégico e, assim, aumentar suas chances de êxito no mercado no qual atua”, ressalta o superintendente da Rede Nordeste do Santander Brasil, José Arcurso.

O Prospera Santander Microfinanças chegou a R$1,9 bilhão em carteira e 119 lojas dedicadas ao empreendedor no país. O programa faz parte da estratégia do Banco, no Brasil, de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Hoje, são 708 mil clientes ativos. Para 2022, o Santander estima um incremento de 30% ante o ano anterior no país.

“Acreditamos na construção de uma sociedade mais inclusiva, com acesso a produtos e serviços financeiros. O Prospera tem como diferencial seu alcance, já que o objetivo é levar o agente até o público, e não o contrário. Assim, evitamos que clientes de locais distantes e não bancarizados se desloquem até uma agência”, comenta Alexandre Castelano, superintendente executivo do Prospera.

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O programa de microfinanças foi desenhado no modelo de aval solidário, no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis pela adimplência de cada um.

A tecnologia também é uma forte aliada. A visita dos agentes é realizada com tablets integrados ao sistema de crédito, o que permite verificar se a atividade está constituída há mais de seis meses e qual a capacidade de geração de resultado. Com isso o crédito pode ser concedido de imediato, e o desembolso remoto em até duas horas – para a concessão do recurso, o empresário não precisa ter histórico de relacionamento com o Banco.

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