Ipojuca está entra as cinco cidades que geraram mais emprego, diz CNC

Por Angela Fernanda Belfort As 20 cidades que apresentaram maior geração de emprego formal foram as que são ligadas à produção de commodities (como, por exemplo, minério de ferro ou soja) ou as que têm o turismo, como principal atividade econômica, segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), levando em consideração o […]

Por Angela Fernanda Belfort

As 20 cidades que apresentaram maior geração de emprego formal foram as que são ligadas à produção de commodities (como, por exemplo, minério de ferro ou soja) ou as que têm o turismo, como principal atividade econômica, segundo um levantamento feito pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), levando em consideração o período de junho de 2020 a fevereiro de 2022. Neste estudo, a cidade de Ipojuca, ocupa o quinto lugar na expansão do mercado de trabalho formal. Ainda no estudo, a entidade estima que ocorrerá um saldo positivo de 1,61 milhão de empregos formais este ano no País.

- Publicidade -
Ipojuca está entre as cidades que mais geraram emprego num levantamento feito pela CNC
A retomada do turismo no ano passado foi responsável pela retomada dos empregos em várias cidades turísticas, incluindo Ipojuca, que tem Porto de Galinhas e outras praias. Foto- Vinícius Lubambo.

“No ano passado, as pessoas começaram a sair de casa e aí deram preferência a locais mais abertos e voltados para a natureza e isso favoreceu Ipojuca naquele momento em que a quantidade de pessoas  imunizadas  pela vacina contra o coronavírus ainda estava abaixo dos 80%”, explica o ecomomista da Ceplan Consultoria Ademilson Saraiva. Ele estava se referindo ao momento em que começaram a diminuir as restrições sanitárias devido à crise sanitária.

No ranking do emprego elaborado pela CNC, os cinco primeiros lugares são os seguintes: Canaã dos Carajás, no Pará; Porto Seguro, na Bahia; Vacaria, no Rio Grande do Sul; Araruama, no Rio de Janeiro e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. Eles tiveram, respectivamente, um saldo de empregos formais, respectivamente, de 66%, 52%, 44%, 39% e 37%. Os dados usados foram os do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) que aponta um saldo entre a quantidade de pessoas demitidas e contratadas com carteira assinada. 

Estes percentuais foram altos levando em consideração que o desemprego teve um pico histórico durante a pandemia do coronavírus, depois diminuiu, mas ainda não chegou ao mesmo patamar de antes da crise sanitária. O crescimento do emprego em Araruama, Porto Seguro e Ipojuca estão ligados ao turismo ancorado nas belas praias destas cidades, inclusive porque muitas pessoas foram pra lugares mais próximos por não estarem se sentindo seguras para realizar viagens mais distantes.

- Publicidade -

Ainda nas cinco cidades campeãs, as outras duas cidades são Canaã dos Carajás tem como a principal atividade econômica a extração de minerais, como o cobre; e Vacaria, a segunda maior produtora de maçãs do País. 

Tendência de melhora dos empregos no setor de serviços

Segundo Ademilson, há uma tendência de melhora nos empregos relacionados aos serviços, que inclui o turismo, no atual momento em que estamos passando com a diminuição das restrições provocadas pela pandemia. Em pelo menos 16 Estados já foram abolidas a obrigatoriedade do uso de máscaras. “Muitas prefeituras esperavam que a imunidade alcançasse mais de 80% da população para liberarem eventos em espaços abertos”, argumenta Ademilson. E acrescenta que em alguns Estados do Nordeste isso também vai favorecer outros destinos turísticos no interior, como as cidades que celebram as festas juninas, além de outros circuitos tradicionais como são o caso das cidades de Garanhuns e Triunfo, no interior de Pernambuco. 

Ainda no levantamento do CNC, das 20 cidades que apresentaram maiores percentuais de saldo positivo do emprego, a metade tinha o turismo como sua principal atividade. Em 2020, o setor de turismo registrou saldos negativos no Caged por sete meses, quando foram eliminados 526,5 mil postos de trabalho do setor entre março e setembro daquele ano. Isso ocorreu no auge das restrições sanitárias por causa da pandemia. 

O levantamento feito pela CNC comparou o saldo do Caged dos 5570 municípios no período de junho de 2020 a fevereiro de 2022 nas cidades com mais de 10 mil postos de trabalho.

 Commodities

Também foram gerados mais empregos nas cidades que estão ligadas à produção de commodities por dois motivos. “Primeiro, alguns países que ficaram com a imunidade mais avançada antes do Brasil voltaram a comprar estas mercadorias. Segundo, a alta do dólar no ano passado, também estimulou mais produtores a exportar”, conclui Ademilson.  

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -