Após passar por obras que se iniciaram no meio de 2023, o Aeroporto de Imperatriz foi entregue com ampliações e melhorias nas instalações. As reformas foram feitas pela CCR Aeroportos, concessionária responsável pelo terminal da segunda maior cidade maranhense, e custaram R$ 60 milhões, gerando 200 empregos durante o período.
As obras foram entregues na quarta-feira (2) e a cerimônia teve a presença do governador maranhense, Carlos Brandão, do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do presidente da CCR Aeroportos, Fábio Russo.
A reforma abrangeu diversos setores do aeroporto, com a revitalização e ampliação do terminal de passageiros, ajustes de sinalizações do pátio, além de adequações das áreas de escape à legislação vigente. Também houve melhorias e iluminação do PPA 01, perfuração do poço artesiano, adequação da rede de drenagem na faixa preparada, adaptação de taxiway de acesso aos hangares e realização de terraplanagem.
“É um grande primeiro passo que demos em parceria com o Governo do Maranhão e o Governo Federal para colocar à disposição das pessoas que vêm para cá toda a infraestrutura necessária. Agora é seguir com esta parceria para que a gente atraia cada vez mais visitantes para esta região que tem um potencial enorme”, relatou Fábio Russo.
O aeródromo, localizado no interior do Maranhão, que também supre parte da população do estado do Tocantins, estava em obras desde julho do ano passado, entretanto o turismo no estado manteve a tendência de crescimento que vinha ocorrendo nos últimos anos durante esse período. Em 2024 está estimado que o aumento seja de 10%, segundo o ministro Silvio Costa Filho.
“Nos últimos dois anos, tivemos um aumento de 41% no número de voos, segundo dados do IBGE. Isso fez com que aumentasse em 450 mil o número de pessoas circulando no nosso estado. Isso mostra a força do turismo no crescimento econômico”, declarou o governador Carlos Brandão.
Aeroporto de Imperatriz: negócios e turismo
Carlos Brandão também comentou a importância da reforma para o turismo e economia da região. “Imperatriz é a segunda maior cidade do Maranhão e atrai muitos investimentos que geram novos negócios no Estado. Além disso, nós temos aqui na região um polo turístico importante, que é a Chapada das Mesas. Com este novo aeroporto estamos mostrando que o Maranhão está preparado para receber cada vez mais turistas”, argumentou.
Visando atender o aumento de demanda do número de voos e turistas que visitam o Maranhão, o Governo do Estado planeja investir na implementação de mais 12 aeroportos regionais. Segundo Brandão, o Maranhão está investindo na reforma do Aeroporto de São Luís
“Com isso vamos fortalecer não só o turismo, mas também o agronegócio, o setor de serviços, comércio e outros segmentos da nossa economia, gerando empregos diretos e indiretos desde a fase de implantação destes novos aeroportos. Além disso, vamos abrir ainda mais as portas do Maranhão para receber novos empreendimentos”, anunciou o governador.
A CCR Aeroportos, fundada em 2021, é uma empresa vinculada ao grupo CCR que administra aeródromos. Atualmente, a marca gere 20 aeroportos – 17 no Brasil e os outros três na América Latina, em Curaçao, Equador e Costa Rica – que por onde circulam aproximadamente 43 milhões de passageiros anualmente.
No Nordeste, a CCR gerencia quatro aeroportos: Imperatriz, São Luís, Teresina (PI) e Petrolina (PE).
Leia mais: Sudene aprova novo incentivo fiscal para aeroporto da Aena