Autônomo ou liberal: como resolver o problema da falta de reconhecimento em sua área de atuação?

Com as alterações na CLT, além de maior busca por trabalhos informais, alguns conceitos acabaram se misturando. Um erro comum é achar que profissionais autônomos e liberais possuem o mesmo enquadramento

Por Bruno Cunha*

As relações de trabalho mudam constantemente, porém com as alterações na CLT, além de maior busca por trabalhos informais, alguns conceitos acabaram se misturando. Por isso, um erro bastante comum, ainda hoje em dia, é achar que profissionais autônomos e liberais possuem o mesmo enquadramento.

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De modo geral, o profissional autônomo não tem vínculo empregatício com nenhuma empresa. Por isso, acaba contando com algumas vantagens, como poder trabalhar em horários flexíveis, ter a liberdade de dispor do próprio trabalho ou produções criativas como melhor lhe aprouver e, caso necessite de auxílio, poder contratar seus próprios ajudantes.

Bruno Cunha é colunista do ME/Foto Divulgação

O profissional liberal, por sua vez, possui conhecimento técnico ou científico e, apesar de também contar com alguma margem de liberdade, está inserido em uma carreira regulamentada por lei — podendo também estar conectado a conselhos e/ou entidades de classe. Portanto, apesar da certa liberdade, essa profissão não é tão ampla quanto a atividade exercida por autônomos.

Com tais dificuldades para compreender as fronteiras de uma área e outra, é importante descobrir como maximizar as possibilidades de cada carreira. Sendo assim, o posicionamento profissional e a criação de um portfólio são etapas cruciais tanto para o profissional liberal quanto para o profissional autônomo ser reconhecido em sua área de atuação.

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Afinal, o que é um portfólio profissional e quais os tipos existentes?

O portfólio nada mais é do que um catálogo de serviços e habilidades de um determinado profissional. Basicamente, trata-se de uma ferramenta útil para demonstrar aos eventuais clientes ou contratantes em potencial tudo aquilo que pode ser realizado. A apresentação do portfólio, portanto, deve ser agradável e profissional.

De modo geral, existem diversos tipos de portfólios. Logo, cada opção deve ser utilizada de acordo com o serviço desempenhado. Na prática, se em sua atividade atribui-se características mais visuais, como o desenvolvimento de atividades manuais ou criativas, pode ser interessante dispor de uma apresentação que lhe aproxime do seu público (cliente).

Porém, sendo sua atividade exclusivamente em plataformas virtuais, como o desenvolvimento de conteúdo, o meio utilizado para divulgação dos serviços deve ser correspondente, isto é, por meios digitais. Sendo assim, apresentar um site com o seu trabalho, uma proposta de projeto ou mesmo um documento em PDF pode ser a melhor solução.

Cabe ainda destacar a possibilidade de também compilar serviços já concluídos, inserindo boas referências. Afinal, dessa forma o cliente poderá ter uma visão mais ampla da proposta de atuação, além de vislumbrar o que de fato poderá ser entregue enquanto valor.

O que fazer antes de construir um portfólio profissional?

A primeira coisa a se fazer é definir o tipo de portfólio, ou seja, qual é o tipo de trabalho ou serviço que você está apresentando ao seu cliente. Para tanto, deve-se definir os cenários da função da carreira.

Saiba mais sobre cada aspecto primordial na construção de um portfólio profissional.

  1. Faça uma análise de cenários da função da carreira: profissional autônomo, liberal, empreendedor, consultor e/ou docente

Analisar cenários e elaborar um plano de ação através do cruzamento das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças traz subsídios para compreensão e construção de um planejamento estratégico. De forma prática, objetivando o estabelecimento de metas e indicadores para o desenvolvimento e acompanhamento da performance do seu novo momento da carreira, independente da função da carreira escolhida.

  1. Estude os seus concorrentes

Somado ao ponto anterior, conferir o que os seus concorrentes estão fazendo para melhorar seus produtos e serviços é uma excelente forma de captar novas ideias para a sua marca. Nesse caso, a inspiração é importante e, com a sua própria criatividade o portfólio definirá uma identidade própria. Portanto, compilar informações e manter-se atualizado são fatores importantes para desenvolver um bom trabalho.

  1. Faça uma análise estratégica de posicionamento

Fazer uma análise estratégica de posicionamento pode ajudá-lo a descobrir qual será o foco de atuação a ser adotado. Dessa forma, este é o terceiro passo que antecede a construção de um portfólio de produtos ou serviços, já que confere todos os aspectos necessários para a sustentabilidade profissional.

Ademais, tal análise facilitará a elaboração de um plano de ação baseado em uma visão estratégica robusta e fundamentada em diversos fatores — para se chegar à construção de um portfólio valioso —, tais como: público-alvo, estratégia de diferenciação, definição e utilização de canais, proposta de valor, processos de vendas, relacionamento com o cliente e pós-vendas, redes sociais.

  1. Elabore seu Portfólio Profissional

Depois de todas essas etapas chegou a hora de colocar em prática a construção do portfólio propriamente dita, visando o estabelecimento de produtos e serviços detalhados para o desenvolvimento e performance do novo negócio da carreira, independente da função de carreira a ser explorada, seja como profissional autônomo, liberal, empreendedor, consultor e/ou docente.

Neste momento é importante que o seu cliente saiba com quem está lidando, ou seja, quem é a pessoa por trás da marca. Desta forma, é essencial apresentar uma biografia própria falando sobre seu caminho profissional, que etapas mais importantes alcançou até o momento, quais seus produtos e serviços e como eles podem ser utilizados. Portanto, essa é uma oportunidade para falar sobre suas qualidades e mostrar porque você é a pessoa ideal para o trabalho.

Se você se encontra em processo de transição na carreira como profissional autônomo, liberal, empreendedor, consultor ou docente, faça seu Mapa Profissional — uma análise preliminar da carreira. Dessa forma, poderá ter uma visão mais ampla das curvas de tendências frente a todas as possibilidades da sua vida profissional, possibilitando uma visão sistêmica dos fatores estruturais de cada função e suas competências.

* Bruno Cunha, Headhunter & Consultor de Carreira. Especialista em atendimentos profissionais que tem por objetivo contribuir para o gerenciamento de carreiras, desenvolvimento profissional e recolocação profissional. Nos últimos 18 anos, desenvolveu métodos de diagnósticos profissionais capazes de identificar as necessidades individuais de centenas de profissionais.

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