Rodada de negócios de frutas frescas, concluída nesta sexta-feira (18), em Petrolina – PE, fechou acordos comerciais da ordem de U$ 8,5 milhões para 2023. O encontro reuniu 12 compradores de 9 países e 14 empresas vendedoras nacionais e foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Valexport e a Prefeitura de Petrolina.
A rodada trouxe ao Vale compradores de países já clientes do setor, como França, Espanha, Inglaterra, Emirados Árabes, Arábia Saudita e Estados Unidos, além de importadores que vieram pela primeira vez à região, a exemplo da Lituânia, Polônia e Suécia.
“Já compramos anualmente do Vale do São Francisco 3 mil toneladas de uvas e agora pretendemos ampliar esse número com os contatos feitos na rodada”, disse Stephen Redfern, comprador da Inglaterra, que participou de reuniões com todas as empresas presentes no evento e fechou acordos comerciais para compra de uvas já em dezembro.
Alana Menezes, representantes de um empresa vendedora, acredita que o saldo da rodada para os produtores de frutas do Vale do São Francisco foi extremamente positivo. “As reuniões com os compradores foram objetivas e depois de sentar à mesa com representantes de grandes países importadores de frutas, concluímos este encontro com as melhores perspectivas de aumento das nossas exportações principalmente de manga e uva em 2023”, prevê Menezes.
Avaliação semelhante foi feita pela analista de negócios da Apex na Europa, Analisa Volse: “Tivemos dois dias intensos com mais de 150 reuniões que vão proporcionar a implementação e ampliação de negócios internacionais, possibilitando novas oportunidades de crescimento para a fruticultura regional”, destacou. Ela acrescentou ainda que os compradores internacionais também fizeram visitas técnicas às empresas produtoras de frutas da região.
A próxima rodada de negócios do setor na região ocorrerá dentro da Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri), prevista para acontecer de 9 a 12 de agosto de 2023.
Leia também: Índice de Confiança do Agronegócio tem alta no terceiro trimestre, aponta Fiesp