quinta-feira, 28/03/2024

Destacando-se no segmento de orgânicos, cachaça Sanhaçu completa 15 anos

  Por Samuel Santos         Prestes a completar 15 anos de existência, a cachaçaria Sanhaçu, localizada no município de Chã Grande, no agreste de Pernambuco, se tornou referência na fabricação de produtos orgânicos.  Premiada a nível nacional e internacional, a Sanhaçu conta com 34 prêmios e ainda carrega o título de primeira cachaça orgânica certificada em Pernambuco. […]

  Por Samuel Santos        

Prestes a completar 15 anos de existência, a cachaçaria Sanhaçu, localizada no município de Chã Grande, no agreste de Pernambuco, se tornou referência na fabricação de produtos orgânicos.  Premiada a nível nacional e internacional, a Sanhaçu conta com 34 prêmios e ainda carrega o título de primeira cachaça orgânica certificada em Pernambuco.

- Publicidade -

Apesar de todo o reconhecimento, a história da Sanhaçu é repleta de altos e baixos. Criada em 2007 pelos irmãos Elk, Max e Otto Barreto Silva, a entrada no mercado de bebidas com uma proposta diferenciada não foi fácil. “No começo existia muito estigma com a cachaça como sendo um subproduto, de baixo valor agregado. A gente só conseguiu a aceitação do público cinco anos depois de abrirmos o negócio, quando começamos a ganhar prêmios e sermos notados”, conta Elk Barreto, uma das sócias da Sanhaçu.

Cachaça Sanhaçu /Foto – Oxe Comunicação Lote 365

A ideia de investir em um produto orgânico não veio por acaso. “Meus pais já trabalhavam com frutas e verduras sem agrotóxicos, então pensamos em continuar nessa linha, mas com outro produto, mais rentável. Foi então que pensamos na cachaça, uma bebida que a gente gosta e sempre consumiu”, explica a empresária.

A primeira safra rendeu 5 mil litros de cachaça. Atualmente, o engenho produz 25 mil litros da bebida por ano. O mercado consumidor não se restringe apenas ao Nordeste, com distribuição para todo o Brasil e exterior, como é o caso da Suíça, país europeu onde também é possível encontrar a cachaça orgânica de Pernambuco.

- Publicidade -

A meta da empresa familiar é expandir a produção para até 50 mil litros/ ano. Mas não há pressa para alcançar essa marca. “Pretendemos crescer, como qualquer negócio, mas sem perder o nosso diferencial, de apresentar um produto único, feito quase que artesanalmente, o que fica mais difícil numa futura produção em larga escala”, afirma Elk.  

Irmãos Oto, Elk e Max Barreto/Foto: Oxe Comunicação

 Em 2021, a Sanhaçu se tornou a primeira cachaça do Brasil a receber o Selo de Envelhecimento Sustentável (SES). No engenho, distante 85 km do Recife, são fabricados mais de 30 produtos orgânicos, que vão além da bebida, como é o caso da rapadura, mel e do açúcar mascavo. Para ser ainda mais sustentável, há seis anos, o engenho passou a ser abastecido por energia solar, se tornando o primeiro do Brasil a trabalhar com energia limpa.

Além de simplesmente escoar a produção de cachaça e outros derivados da cana-de-açúcar, a Sanhaçú investe na proposta de fazer com que os consumidores se envolvam em todo o processo de fabricação. O engenho já faz parte do turismo rural do estado e oferece visitas guiadas aos finais de semana. “A gente quer que as pessoas enxerguem a cachaça de forma diferente, já que ainda existe um preconceito muito forte com a bebida. O apreciador de cerveja é chamado de cervejeiro e é ok, mas quem gosta da cachaça é cachaceiro, só que soa de modo pejorativo”, dispara Elk.

Edição especial

Para comemorar o aniversário de 15 anos, a Sanhaçu, em parceria com o Cachaça Gestor, de Minas Gerais, lançou mais uma edição da cachaça 365. Pela segunda vez a marca apresenta ao mercado um projeto com lote de garrafas personalizadas. Desta vez, a cachaça lançada no dia 31 de dezembro de 2021, conta com rótulos numerados, com data para cada dia do ano de 2022.

Pela primeira vez, a família Barreto Silva tem bebida em tonéis de jequitibá-rosa, usados especialmente na fabricação da 365, que precisou ficar armazenada durante um ano. “Esse projeto é muito especial, cada unidade é exclusiva, o público tem a oportunidade de presentear uma garrafa personalizada; os significados são diversos, vai da data de aniversário ao casamento”, conclui.  

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -