Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

Sua fonte de informação sobre os negócios do Nordeste

CiS Joias celebra 15 anos com exposição e livro “Ouro e Arte”

Com quatro lojas (três no Recife e uma em Brasília), a CiS Joias já lançou mais de mil modelos de joias em 50 coleções - sendo 90% da produção feita à mão, por ourives
Designer Cris Lemos CiS Joias exposição “Ouro e Arte”
A designer Cris Lemos comanda três lojas CiS Joias no Recife e uma em Brasília e já lançou mais de mil modelos de joias em 50 coleções. Foto: Paulo Higor Nunes/Divulgação

A Galeria Janete Costa abrirá ao público, nesta quinta-feira (7), a exposição “Ouro e Arte”, que reúne peças da designer Cris Lemos e de outros artistas pernambucanos. Com expografia e curadoria de Ana Maria Pedrosa e Luiz Dubeux, a mostra revela todas as etapas de criação de uma joia, desde o esboço até o produto final, celebrando os 15 anos da marca CiS Joias, da designer e empresária Cris Lemos.

No evento de abertura será lançado o livro “Ouro e Arte”, escrito pela jornalista Flávia de Gusmão, que explora a trajetória de Cris Lemos e suas coleções. A exposição ficará em cartaz até 22 de novembro e poderá ser visitada gratuitamente no Parque Dona Lindu, Avenida Boa Viagem, no Recife, de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos finais de semana, das 12h às 18h.

“Ouro e Arte” traz intervenções artísticas de José Patrício, Carlos Pragana e Romero de Andrade Lima, além de quadros, fotografias e figurinos de outros artistas locais. O projeto é um convite para explorar o processo artesanal e cultural das joias, ressaltando o impacto da produção de Cris Lemos no design pernambucano e nacional.

Segundo Cris, suas criações “celebram a identidade” local, e o design das peças promove um diálogo entre a joalheria e a arte pernambucana. A designer comenta que cada joia é tratada como uma “miniescultura” pela precisão exigida em sua produção e explica que as inspirações vêm tanto do Recife quanto de referências culturais internacionais.

Expansão da marca CiS Joias

Com três lojas na cidade (shoppings Recife, RioMar e Plaza) e uma em Brasília, a CiS Joias visa a expansão pelo Brasil. A marca já lançou mais de mil modelos de joias em 50 coleções – sendo 90% da produção feita à mão, por ourives.

- Publicidade -

“Cada joia é única. Digo que são miniesculturas tamanha a delicadeza, sensibilidade e precisão para fazê-las”, comenta a empreendedora-artista, que largou o curso de Direito para estudar Design de Produto pela Universidade Federal de Pernambuco e se especializar no ramo das joias de luxo, numa bem-sucedida trajetória.

Além de explorar a história da joalheria, o projeto busca promover o diálogo entre a joalheria e a arte pernambucana. A mostra exibe quadros e esculturas que dialogam com o design das joias, revelando inspirações de Cris em movimentos artísticos locais e internacionais. O projeto destaca também a importância da produção cultural recifense para a joalheria brasileira, com referências que vão desde o Movimento Armorial até paisagens internacionais.

No livro “Ouro e Arte”, disponível para pré-venda, a jornalista Flávia de Gusmão registra a evolução da marca e as coleções lançadas pela designer. A obra, com edição limitada e design de Gisela Abad, traz imagens que ilustram a estética que guia a produção da CiS Joias.

Leia mais: Artesanato paraibano entra no Mapa como prêmio de excelência

- Publicidade -
- Publicidade -

Mais Notícias

- Publicidade -